Cuba anuncia liberação de acesso a celulares
Os cubanos poderão ter acesso irrestrito a telefones celulares pela primeira vez, na mais recente reforma anunciada pelo governo do presidente Raúl Castro.
Em comunicado publicado no jornal oficial Granma, a estatal de telecomunicações ETECSA diz que vai oferecer serviços de telefonia celular para o público nos próximos dias.
Alguns cubanos já possuem celulares, mas tiveram que comprá-los por meio de intermediários, com freqüência estrangeiros.
Mas agora os cubanos poderão utilizar serviços de celulares pré-pagos usando seu próprio nome, ao invés de lançar mão de estrangeiros ou, em alguns casos, de seus locais de trabalho.
O novo serviço terá que ser pago, no entanto, com moeda estrangeira, o que pode limitar o acesso a cubanos mais ricos.
Relaxamento
A ETECSA afirma que sua receita será usada para financiar o desenvolvimento das telecomunicações em Cuba.
Há duas semanas, uma proibição de uma grande variedade de aparelhos eletroeletrônicos foi suspensa, depois que Raúl Castro disse em seu discurso de posse como presidente que buscaria relaxar restrições impostas a cubanos em sua vida diária.
Outras restrições rigorosas permanecem em vigor e atingem o acesso à internet em residências e viagens ao exterior.
Raúl Castro, de 76 anos, foi eleito presidente em fevereiro, depois da renúncia de seu irmão mais velho, Fidel Castro, que sofre problemas de saúde.
Comentários