Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Sexta - 28 de Março de 2008 às 15:13

    Imprimir


Nove pessoas foram presas pela Polícia Civil na operação “Lagoa Azul”, deflagrada pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema). O objetivo é combater a extração e o comércio ilegal de lenha no município de Poconé (104 km ao Sul).

Policiais apreenderam três caminhões usados no transporte ilegal da lenha, dois estavam na carga de lenha nativa, e duas motosserras sem registro do órgão ambiental. A lenha era retirada da área dos assentamentos “Lagoa Azul” e “Carrijo”, zona rural de Poconé, transportada e comercializada em Várzea Grande. O destino seria cerâmicas, olarias e indústrias.

Aquino Francisco da Rocha, João José dos Santos, Justino Pereira dos Santos, Alessandro Luis da Silva, Manoel Rodrigues da Cruz, Josuel Ferreira de França, Luis Gonzaga de Almeida, Leosvandro Luis da Silva e Lucínio Rodrigues da Cruz. prestaram depoimento na Dema e vão responder por crimes ambientais de transporte ilegal de madeira, uso ilegal de motosserra e desmatamento. Além deles, outras seis pessoas já foram detidas pelo mesmo crime e deverão ser indiciadasem inquérito policial instaurado pela delegacia.

De acordo com o delegado Gianmarco Paccola Capoani, a Dema abriu seis procedimentos criminais para apurar crimes relacionados à retirada ilegal e comercialização de madeiras transformadas em lenha. Num dos inquéritos instaurados a polícia investiga o envolvimento de pessoas jurídicas no extrativismo predatório. “Se ficar comprovado haverá indiciamentos de pessoas jurídicas”, afirmou.

Conforme o delegado, cinco pessoas jurídicas já estão sendo investigadas e deverão ser responsabilizadas criminalmente por delito ambiental consistente na compra do produto florestal (lenha) extraído ilegalmente.

As madeiras, os veículos e as motosserras serão encaminhados para a perícia. A área desmatada também passará por uma perícia técnica para levantar o tamanho da destruição ambiental. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) deverá acompanhar o procedimento para adoção de medidas administrativas (autos de infração) contra as pessoas físicas e jurídicas envolvidas.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/183037/visualizar/