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Segunda - 03 de Junho de 2013 às 09:26
Por: LISLAINE DOS ANJOS

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Orçado em R$ 30,1 milhões, o Complexo Viário do Tijucal – composto de uma trincheira e um viaduto – já apresenta sinais evidentes de evolução.


 
A obra, que está sendo realizada com vistas à Copa do Mundo de 2014, promete diluir o trânsito no Tijucal e pôr um fim ao "conflito viário" existente na região, principalmente nos horário de pico.


 
Enquanto o viaduto já possui 80% dos trabalhos concluídos, a escavação da trincheiraatingiu oito metros de profundidade e 470 metros de extensão – dos 740 metros previstos.


 
Segundo informações da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), os serviços de drenagem no local também estão adiantados, já com 60% das atividades concluídas.


 
"Uma das dificuldades dessa região sempre foi o fato de os automóveis que vêm das avenidas Fernando Corrêa da Costa, Archimedes Pereira Lima e da BR-364 se encontrarem na antiga rotatória e desencadearem uma série de conflitos" Outra etapa da obra que já se encontra na fase final é a concretagem de uma das alças da rotatória. 



Os operários já se preparam, no local, para dar início ao lançamento de vigas sobre o pequeno elevado que está sendo construído embaixo do viaduto principal.


 
De acordo com o secretário-adjunto de Infraestrutura e Desapropriações da Secopa, Alysson Sander, aos poucos, a população já consegue visualizar a grandiosidade da obra, prevista para ser concluída e entregue até janeiro de 2014.


 
“É notável a evolução dos trabalhos no Complexo Viário do Tijucal e daqui para frente as construções ficarão cada vez mais evidentes”, disse.


 
Atualmente, 170 homens trabalham no local.


 
Conflito viário


 
De acordo com o engenheiro civil da Secopa, Jamir Sampaio, antes de a obra ter início, acidentes eram registrados diariamente na região, que atrai um grande fluxo de veículos, devido às atividades industriais e comerciais ali desenvolvidas, além de ser a saída Sul da Capital, pelas BRs 163 e 364..


 
Segundo a pasta, o Trevo do Tijucal recebe um fluxo de aproximadamente 10 mil veículos nos horários de pico, o que deve ser solucionado após a conclusão da obra.



“Uma das dificuldades dessa região sempre foi o fato de os automóveis que vêm das avenidas Fernando Corrêa da Costa, Archimedes Pereira Lima e da BR-364 se encontrarem na antiga rotatória e desencadearem uma série de conflitos. Além do congestionamento, era comum ocorrer alguma batida de carro”, explicou.


 
Assim que os três novos itinerários de trânsito forem concluídos (viaduto, trincheira e rotatória), o acesso a Cuiabá pela BR-364 será melhorado, uma vez que os veículos que chegam pela rodovia em direção à Avenida Arquimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho) terão de passar pela trincheira.


 
O viaduto, por sua vez, terá 520 metros e deverá fazer a ligação da BR-364 com a Avenida Fernando Corrêa da Costa, passando por cima do trevo de acesso ao bairro Tijucal.


 
A obra foi dividida em dois subtrechos e está sendo executada pelo Consórcio EEF, formado pelas empresas Engeponte, Enpa e Funsolos.


 
O primeiro subtrecho é da obra física em si. Já o segundo subtrecho compreende obras de drenagem e recapeamento da entrada da Avenida Miguel Sutil, no trecho localizado entre o viaduto da Avenida Fernando Corrêa até a Rua Bela Vista, no Jardim Leblon, somando aproximadamente 1 km.


 
O orçamento estimado para a execução dessa obra é de R$ 2 milhões e já está previsto no preço global de contratação do consórcio.


 
Travessia urbana


 
O Complexo Viário do Tijucal compõe as seis obras do pacote de Travessia Urbana em execução para melhorar os fluxos de trânsito de Cuiabá e regiões vizinhas.


 
É resultado de um convênio entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Governo do Estado de Mato Grosso, na ordem de R$ 165 milhões.


 
Fazem parte deste pacote de obras, ainda, a construção de trincheiras e viadutos na Avenida Miguel Sutil e o viaduto na Avenida Dom Orlando Chaves, em Várzea Grande – todos já em execução.





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