Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 28 de Março de 2008 às 08:56
Por: Fabíola Tormes

    Imprimir


O município de Barra do Bugres está em alerta depois da morte de uma criança de apenas quatro anos, suspeita de ter contraído várias doenças, entre elas a dengue hemorrágica. O menino foi internado na terça-feira, às 22h, e veio a óbito aproximadamente quatro horas depois.

De acordo com a responsável pelo setor de Vigilância Ambiental, Controle de Endemias do município de Barra do Bugres, a bióloga Luciana Castanha Souto, o exame de sorologia para verificar a verdadeira causa da morte foi encaminhado ontem e deve ficar pronto dentro de 30 dias. “O exame foi encaminhado para 5 a 6 doenças, pois os sintomas eram de dor abdominal, vômito, febre baixa e dor de cabeça e por isso não descartamos as doenças como meningite, febre amarela, dengue hemorrágica, entre outras, pois o diagnóstico não foi 100% para nenhuma das doenças”, explicou a bióloga, ressaltando que independente da doença, a morte serve de alerta para que toda a população fique atenta, principalmente aos casos de dengue. “Neste ano foram notificados 55 casos de dengue, sendo que dois foram confirmados”. No ano passado, no município, de acordo com Luciana Castanha, foram diagnosticados 386 casos, sendo quase todos nesta mesma época, entre janeiro e março. “Por isso que começamos desde dezembro do ano passado a realizar um trabalho de controle mecânico e químico no município, realizando mutirões para retirar possíveis criadouros e combater as larvas do mosquito para não atingirmos o índice de infestação do ano passado, neste período, que foi considerado alarmante”.

MATO GROSSO - O Estado de Mato Grosso tem, em seus registros, de 1º de janeiro a 25 de março, a notificação de 4.453 casos de dengue, com uma redução de 58,9%, se comparado com os número do mesmo período do ano anterior que foi de 10.848. Durante todo o ano de 2007, o Estado notificou 19.288 casos.

A redução para Mato Grosso pode ser creditada as ações que estão sendo desenvolvidas pelos municípios e, também, o monitoramento acirrado do Estado sobre eles. A compreensão da população no enfrentamento da dengue também é um fator. Porém encontra-se uma pequena resistência por parte da população no recebimento das ações de controle da dengue que são feitas pelos Agentes Comunitários de Saúde.

O país está em alerta no enfrentamento à doença frente aos últimos acontecimentos com ocorrências elevadas por notificações da doença, e morte, principalmente na região Sudeste do país. Por conseqüência, Mato Grosso também está em alerta e trabalha na intensificação das ações de controle químico, diagnóstico precoce da doença, evitando assim, a letalidade da dengue.

As notificações por dengue hemorrágica em Mato Grosso foram três, sendo uma em Tangará da Serra, uma pessoa de 11 anos do sexo feminino, que evoluiu para cura. O segundo caso é o de uma criança, do sexo feminino, que foi a óbito, notificada em Cuiabá. O terceiro é de uma pessoa de 31 anos, do sexo feminino, moradora de Várzea Grande, que foi tratada em Cuiabá e evoluiu para cura.

No momento existe ainda um caso em investigação por febre hemorrágica notificado em Cuiabá, de um adolescente de 13 anos, do sexo masculino, que evoluiu para cura.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/183081/visualizar/