Inglaterra estuda proibir exibição de cigarros à venda
Expor cigarros à venda em estabelecimentos comerciais pode ser proibido na Inglaterra, de acordo com planos em estudo no governo para reduzir o tabagismo e desencorajar as crianças a adotar o hábito de fumar.
Ministros britânicos também estão analisando a possibilidade de adotar um controle mais rigoroso para máquinas automáticas que vendem cigarros em bares e restaurantes.
Uma consulta deverá ser iniciada nos próximos meses para verificar como as propostas são recebidas pela opinião pública.
Mas a associação dos varejistas afirma que a iniciativa seria ineficaz e enfrentaria grandes problemas para sua implementação.
Despesas adicionais
A associação disse que forçar os lojistas a esconder seus cigarros criaria dificuldades práticas e resultaria em despesas adicionais para seus associados.
Mas a secretária de Saúde Pública, Dawn Primarolo, disse que é "vital" ensinar às crianças que "fumar faz mal".
"Se isso implica tirar máquinas de venda ou remover cigarros da prateleira atrás do balcão, quero fazer isso", afirmou Primarolo.
"Crianças que fumam estão colocando suas vidas em risco e têm maior probabilidade de morrer de câncer do que pessoas que começam a fumar mais tarde", acrescentou.
Incentivo
O governo também analisa a adoção de medidas que facilitam a venda de gomas de mascar e emplastros de nicotina usados por quem quer parar de fumar.
Para justificar os planos, o Departamento de Saúde cita uma pesquisa que sugere que quem começa a fumar aos 15 anos de idade tem o triplo de probabilidade de morrer de um tipo de câncer ligado ao tabagismo do que quem adota o hábito no final de sua segunda década de vida.
As novas medidas foram propostas depois do anúncio do novo orçamento do governo britânico, que aumenta o imposto sobre cigarros e charutos.
O ministro das Finanças, Alistair Darling, disse que o governo também manterá sua redução de impostos sobre a venda de produtos que ajudem os fumantes a abandonar o vício.
Uma proibição do fumo em locais públicos e locais de trabalho na Inglaterra entrou em vigor em julho passado.
Legislação semelhante foi introduzida na Escócia em 2006 e no País de Gales e na Irlanda do Norte em 2007.
Comentários