A sigla DRM (Digital Rights Management), significa em português “gestão de direitos digitais”. Este foi um meio encontrado pelas grandes empresas para assegurar suas propriedades intelectuais. Uma das formas mais comuns de DRM no mercado de games é a obrigação de que se esteja sempre conectado a um servidor para jogar. Isto torna praticamente impossível que pessoas sem internet ou com conexão muito ruim tenham acesso ao jogo, além de outros problemas. Diablo III e o novo Sim City são dois títulos recentes que tiveram lançamentos muito polêmicos graças a esta exigência.
A apresentação do Xbox One na semana passada foi um banho de água fria para muitos fãs. De acordo com uma declaração da empresa para a revista “Wired”, o novo console só poderá rodar jogos usados depois de pagar uma taxa ainda não divulgada pelaMicrosoft. A proposta enfureceu os consumidores que sentiram seus direitos tolhidos, além de contribuir para uma imagem bastante negativa do novo console.
Poucos dias depois do ocorrido, uma pequena comunidade de jogadores decidiu aproveitar a oportunidade e enviar mensagens via Twitter para funcionários do alto escalão da Sony. Os dois principais pedidos eram manter o serviço de internet gratuito do PS3 e ficar longe de qualquer medida que impeça o uso de jogos usados.
Com as hashtags #PS4noDRM e #PS4UsedGames, estes fãs encheram os perfis de funcionários como Shuhei Yoshida e Scott Rhode. Dentro de poucas horas o movimento assumiu proporções gigantescas com centenas de mensagens aparecendo a todo minuto. A comunidade de gamers preocupados com o futuro da indústria chegou até mesmo a figurar entre os trending topics (tópicos mais vistos) do Twitter.
Durante a manifestação online o executivo da Sony, Scott Rohde, respondeu em sua timeline “I love passionate #Playstation Fans” (Eu amo os ardorosos fãs de Playstation). Nada foi revelado ainda pela Sony sobre seus planos em relação a jogos usados. O público acredita que a empresa deverá manter sua postura liberal (até hoje a única empresa que não utiliza travas regionais) em relação ao mercado.
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