Encontro discute educação indígena a partir de segunda em Brasília
A implantação de um PAR (Plano de Ações Articuladas) para a educação escolar indígena é o tema do 1º Encontro Técnico com Coordenadores Estaduais de Educação Escolar Indígena, que acontece em Brasília a partir desta segunda (24) e que vai até o dia 26.
Promovido pela Secad (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade), ligada ao Ministério da Educação, o evento deve reunir representantes de 24 Estados para discutir a organização da Conferência Nacional Indígena deste ano, e a reformulação estrutural da CNEEI (Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena), que realiza sua primeira reunião ordinária durante o encontro.
Segundo dados do Censo Escolar realizado pelo Ministério da Educação em 2006, existem no Brasil 2.422 escolas funcionando em terras indígenas, atendendo a mais de 174 mil estudantes. Dos mais de 10 mil professores que trabalham nas instituições, 90% são indígenas. Somente os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Pará, Paraná, Bahia, Paraíba e Espírito Santo reúnem 1.286 escolas, em 179 municípios.
O evento acontece no Centro de Convenções ParlaMundi, e terá participação de membros da Secad, do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), e representantes estaduais.
Comentários