Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 20 de Março de 2008 às 13:51

    Imprimir


O estudo Target Group Index, realizado regularmente pelo Ibope Mídia, apontou serem as mulheres as maiores consumidoras de chocolate no Brasil. A pesquisa revela também que o consumo do produto aumentou 10% entre os anos de 1999 e 2007 no país.

Entre os "chocólatras", as mulheres representam 55,96% contra 44% de homens, mostra o levantamento. Além disso, o consumo de chocolate no Brasil saltou de 57% da população para 67%, entre o 1999 (período do início das análises) e o ano passado.

Segundo o Target Group Index, o tablete puro é o preferido do brasileiro consumido por 82% do entrevistados, seguido dos bombons (72%) e das barras recheadas (58%).

A pesquisa passou por nove regiões metropolitanas brasileiras entre 10 de julho de 2006 e 1º de julho de 2007 e mostrou que os curitibanos (71%) e os brasilienses (70%) são os principais consumidores de chocolate no Brasil. Fortaleza (CE) é a capital onde os consumidores menos se interessam pelo produto (63%).

Saúde

Para a nutricionista Cristiane Kovacs, da seção de nutrição do instituto Dante Pazzenese, da Secretaria de Estado da Saúde, é preciso tomar cuidado com o consumo excessivo de chocolate, que pode elevar o índice de glicemia, além de trazer ganho de peso.

Mesmo assim, consumido com cautela e em pequenas quantidades, o produto pode trazer benefícios. Um relatório apresentado pela Associação de Cardiologia dos Estados Unidos afirma que o chocolate ajuda a reduzir os riscos de ataque cardíaco.

O chocolate amargo pode ser considerado o mais saudável. Rico em flavonóides, um potente antioxidante, proveniente do cacau, esta variedade do doce ajuda a combater os radicais livres e retarda o envelhecimento. Alguns estudos mostram que ele estimula a produção de serotonina --melhorando o humor-- e de neurônios.

O cardiologista e nutrólogo Daniel Magnoni, do Hospital do Coração de São Paulo, ressalta que o chocolate contém gordura saturada, açúcar e cacau que, em excesso, podem trazer efeitos nocivos à saúde.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/183481/visualizar/