UE quer aumentar para 30% banda larga em países membros
A União Européia quer aumentar dos 20% atuais para 30% a penetração da conexão à internet por banda larga nos países membros. O esforço é uma forma de incentivar o crescimento econômico, afirmou a principal agência do setor de telecomunicações do continente.
A comissária da área de telecomunicações e tecnologia do bloco, Viviane Reding, afirmou que apenas oito dos 27 membros da UE estão à frente dos Estados Unidos em uso de banda larga. Dinamarca, Finlândia, Holanda e Suécia lideram o mercado com quase 30% dos domicílios conectados à rede em alta velocidade.
Na média, a UE possuíam 20% de índice de penetração de banda larga enquanto os EUA tiveram 22,1% em 2007.
Reding afirmou que a intenção é que a taxa atinja os 30% até 2010. Para isso ser possível, ela cita as propostas de reformas do mercado de telecomunicações que ela fez que podem ajudar o bloco a atingir o objetivo.
A comissária diz considerar o aumento do uso de banda larga um fator chave para ampliar a competição no mercado, oferecendo mais opções ao consumidor e pressionando os preços para baixo.
'O modelo regulatório europeu foi desenhado para ampliar a competição no mercado de telecomunicações e isso certamente terá um retorno', disse ela.
Os investimentos na área de telecomunicações na UE foram de 50 bilhões de euros no ano passado, o que está em linha com o investido nos EUA e acima do que foi aplicado em países como China e Japão combinados.
Cerca de 19 milhões de acessos banda larga foram adicionados ao mercado europeu em 2007, o que equivale a 50 mil novas casas conectadas por dia e uma receita de 62 bilhões de euros.
Comentários