Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Quarta - 19 de Março de 2008 às 21:24

    Imprimir


Jogar fora de casa não foi empecilho para o Fluminense ficar muito próximo da classificação na Taça Libertadores da América. Em Assunção, num Defensores del Chaco meio vazio, o Tricolor venceu o Libertad por 2 a 1, de virada, com dois gols de Washington contra um de Samudio (assista aos gols da partida ao lado). A equipe brasileira assumiu a liderança do Grupo 8, com sete pontos, ao fim do primeiro turno desta fase. A LDU está na segunda colocação, também com sete pontos, mas com saldo inferior. O Arsenal soma quatro, e os paraguaios ainda estão zerados.

Renato Gaúcho preferiu adiantar Thiago Neves e Conca, deixando Cícero na cabeça-da-área junto com Arouca e Ygor, o que deixou os meias mais livres para criarem chances para Washington, que jogou isolado na frente. Sozinho, mas sempre eficiente, pois marcou os dois gols tricolores depois de Samudio ter inaugurado o placar para os donos da casa. Desde julho de 99, num amistoso contra a seleção de El Salvador, o Flu não vencia um jogo no exterior.

Fluminense e Libertad voltam a se enfrentar no Maracanã, no próximo dia 2 de abril, já pelo returno do Grupo 8. Se a LDU vencer o Arsenal, na próxima quarta-feira, e o Tricolor voltar a superar os paraguaios na semana seguinte, brasileiros e equatorianos já estarão classificados para as oitavas-de-final.

Flu sem medo desde o início

O Tricolor mostrou atitude desde o início e tomou a iniciativa da partida nos primeiros cinco minutos. O Libertad se segurou na defesa e assistiu a dois belos dribles de Junior Cesar na ponta esquerda, mas os cruzamentos não foram precisos.

Aos poucos, a equipe paraguaia foi se soltando primeiro com bolas alçadas na área sem muito perigo. Aos 11 minutos, o time da casa quase abriu o placar em lançamento de Samudio, que deixou Martínez cara a cara com Fernando Henrique. O goleiro dividiu com o meia, que ficou com a sobra, mas já sem ângulo chutou para fora.

O primeiro chute tricolor só aconteceu aos 16, numa bomba de Arouca sem muita direção. Os paraguaios, no entanto, continuaram incomodando, e a torcida local chegou a pedir pênalti de Cícero em Robles, aos 17, mas a falta foi mesmo fora da área e, na cobrança, Aquino chutou forte, a bola desviou em Thiago Silva e saiu pela linha de fundo.

A estrela do experiente goleiro Horacio González brilhou em dois lances seguidos. O camisa 1 do Libertad espalmou para fora uma bomba de Thiago Neves de fora da área, aos 22. No minuto seguinte, Conca pegou uma sobra da defesa adversária e soltou o pé, mas novamente González mandou o perigo para escanteio.

Quando o gol do Flu amadurecia, veio o castigo. Aos 29, Aquino cobrou escanteio pela esquerda, Luiz Alberto se descuidou da marcação de Samudio, que subiu mais alto que a zaga e cabeceou para o fundo da rede, sem chances para Fernando Henrique.

O Tricolor acusou o golpe e passou alguns minutos sem conseguir incomodar o Libertad. Mas, quando incomodou, foi fatal. Aos 40, Thiago Neves recebeu de Cícero, mas se enrolou com o goleiro e não conseguiu concluir, e a zaga afastou. O time brasileiro recuperou a bola, Gabriel tabelou bonito com Conca e cruzou com perfeição para a cabeçada perfeita de Washington. Tudo igual antes de os times saírem para o intervalo.

Virada para a vitória

Logo aos cinco minutos, o Flu, que começou melhor também o segundo tempo, virou o jogo no Paraguai. Conca cobrou escanteio pelo lado direito, a zaga ficou parada e Washington, oportunista, só cutucou para as redes do Libertad. Empolgado, o Tricolor quase fez mais um no minuto seguinte em chegada pela esquerda de Cícero, que mandou para fora.

Washington teve outra chance para matar o jogo aos 12 minutos, mas, após tabelar com Conca, preferiu se atirar na área, enquanto o goleiro ficava com a bola. A última cartada do Libertad foi a entrada de Cuevas, jogador que já disputou duas Copas do Mundo pelo Paraguai. Ele apareceu cheio de gás no ataque logo aos 18, mas, na primeira jogada depois de alguns dribles pela esquerda, cruzou para ninguém.

Aos 19, Cuevas voltou a aparecer no ataque tentando cavar um pênalti em disputa com Ygor. O volante mal encostou no paraguaio, que desabou na área, mas, atento, o árbitro mandou o lance seguir. Dois minutos depois, o Libertad perdeu uma chance incrível em cruzamento de Cardozo, que Samudio dominou na pequena área e, mesmo livre, isolou.

Renato já vinha colocando o seu time mais postado na defesa com as entradas de Maurício e Tartá nos lugares de Arouca e Thiago Neves, mas ainda ameaçava algumas vezes, como aos 24, quando Gabriel pegou uma sobra e chutou à direita da meta de González. Junior Cesar, que caiu de mau jeito em disputa no primeiro tempo, também foi substituído pelo experiente Roger.

No fim, mais duas oportunidades incríveis perdidas pelo Libertad. Aos 41, Martínez apareceu cara a cara com Fernando Henrique e chutou por cima do gol. Aos 45, Cuevas invadiu a área pela esquerda, o goleiro tricolor quase se enrolou, mas contou com a ajuda de Thiago Silva para segurar firme e garantir uma vitória fundamental para a classificação.





Fonte: Globoesporte.com

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/183532/visualizar/