Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 19 de Março de 2008 às 17:08

    Imprimir


O Conselho Tutelar de Barreiras (BA) informou na tarde de hoje que a menina de 4 anos encontrada há cerca de uma semana em estado avançado de subnutrição se alimentava com apenas uma mamadeira de leite por dia. Ela está internada no Hospital do Oeste.

A criança pesa pouco mais de 7 kg, menos da metade do peso ideal de uma criança da sua idade e o equivalente ao peso de uma criança saudável de 6 meses.

O Conselho Tutelar recebeu a denúncia de maus tratos na semana passada e, ao chegar na casa onde a criança residia, a conselheira Zenaide Rodrigues disse ter encontrado "a menina lá dentro, em cima de uma cama, toda suja de fezes". A criança estava sozinha na residência. Ela era criada pelos tios paternos desde 2004, porque seus pais biológicos seriam alcoólatras.

No momento em que Zenaide tentava tirar a menina da casa, a tia teria tentado impedir. Segundo a conselheira Maria Sueli Soares, que também está cuidando do caso, a tia tem outros quatro filhos e estava embriagada. "Eles passam por dificuldades financeiras, mas me parece ser maldade", disse Maria Sueli.

Na época em que os tios assumiram a criação da menina, eles não tinham problemas com álcool. A avó materna, Terezinha dos Santos, contou ao Conselho Tutelar que a menina nunca andou ou falou.

Terezinha acrescentou que não denunciou o caso por medo da violência do casal. A avó, que cuida de outros seis netos, acompanha a menina no hospital, já que a mãe biológica foi contatada, mas estava embriagada.

Segundo Maria Sueli, o leite que alimentava a criança era dado por um agente de saúde do Programa Saúde da Família. Ele disse que fornecia o leite para a família e que chegou a dar dinheiro para que a criança fosse encaminhada ao médico.

Segundo o agente, a tia se recusava a prestar atendimento à criança. Apesar de saber da situação, ele nunca denunciou o caso.

Seqüelas

A menina é alimentada por sonda, já que não consegue ingerir alimentos sólidos. Ao ser hospitalizada, ela apresentava quadro de diarréia e vômitos há dez dias.

A previsão da equipe médica que acompanha o caso é que ela fique internada por até dois meses. Segundo a assessoria de imprensa do Hospital do Oeste, os médicos acreditam que a criança deverá ficar com seqüelas físicas em função da subnutrição, mas ressaltam que ainda é cedo para determinar os problemas.

Segundo a médica Maria Beatriz Garcia, do serviço de pediatria do Hospital Português, em Salvador, a criança deve ter, além de problemas emocionais por conta dos maus tratos, seqüelas como dificuldades de aprendizagem e de desenvolvimento motor.

"Se a criança não come, ela não consegue trabalhar seu desenvolvimento normalmente. Não sei se será possível reverter as seqüelas na aprendizagem", explica a médica.

O Ministério Público aguarda os relatórios médicos e do Conselho Tutelar para tomar as medidas cabíveis com relação aos tios da menina. A pena para maus tratos é de um a quatro anos de prisão, podendo ser aumentada em um terço, por haver parentesco entre as partes.





Fonte: Redação Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/183560/visualizar/