Participação social determinará cidades sedes do Mundial de Futebol em 2014
Todas as 18 capitais do País que se candidataram a receberem jogos da Copa do Mundo em 2014 estão com chances iguais na disputa. A diferença determinante entre as candidatas, e as cidades a serem escolhidas, estaria no envolvimento da sociedade em geral com a Copa.
Uma comitiva mato-grossense, liderada pelo governador do Estado, Blairo Maggi, esteve reunida no Rio de Janeiro nesta terça-feira (18.03) com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira. Eles mostraram o empenho do Estado em receber os jogos, e ainda ouviram conselhos do presidente da CBF.
Entre os meses de junho e julho, uma equipe da CBF deverá visitar as candidatas sem aviso prévio. Eles analisarão como a população de Cuiabá está tratando o assunto, se há o interesse real dos habitantes da cidade.
A confirmação das dez, ou mesmo doze, capitais escolhidas, deve acontecer em outubro. O Governo do Estado deve lançar no próximo mês uma campanha chamando a população a aderir a mobilização pela Copa do Mundo em Cuiabá, a Copa do Pantanal.
Outras reuniões deverão acontecer até a escolha das cidades sedes dos jogos, informou Maggi. Ele disse que o Estado irá participar de todas as discussões com a Confederação sobre a Copa do Mundo. “A CBF demonstrou boa vontade em relação a Cuiabá. Se toda a sociedade se mobilizar, as chances são grandes”. Sobre uma suposta disputa entre cidades da mesma região, o governador avaliou que a escolha não será influenciada por posições geográficas.
O secretário de Desenvolvimento do Turismo do Estado, Yuri Bastos, afirmou durante a coletiva que aconteceu no aeroporto Marechal Rondon, logo após o desembarque da comitiva em Mato Grosso, que problemas de infra-estrutura não serão problemas em Cuiabá. “Todo o investimento necessário será feito. Temos um enorme potencial turístico com o Pantanal, Cerrado e a Amazônia”, exemplificou. O turismo seria um forte fator em defesa do Estado, devido a grande repercussão internacional desses dois ecossistemas.
Também acompanharam o governador o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo, o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, os secretários estaduais Baiano Filho (Esportes e Lazer), José Carlos Dias (Comunicação Social) e o presidente da Federação de Futebol do Mato Grosso, Carlos Orione.
Comentários