Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Quarta - 12 de Março de 2008 às 14:44
Por: Patrícia Neves

    Imprimir


A Polícia Militar, por meio do Comando Regional IV, Rondonópolis, prendeu três pessoas – dentre elas um cabo da Polícia Militar - acusadas de integrarem uma quadrilha responsável por diversos assaltos na região Sul do Estado. A operação foi batizada como “Erva Daninha”. Uma pistola nove milímetros, além de dois veículos roubados e, posteriormente, utilizados para a prática de assaltos foram apreendidos.

Estão presos o cabo da cidade de Paranatinga, Isídio Tenório de Melo; e os desempregados Adielson Almeida Bonfim e Alex Bruno de Campos (que se encontra baleado de raspão na cabeça). Ambos foram detidos em Primavera do Leste, durante o final de semana. O cabo Tenório foi encaminhado para Cadeia Pública de Santo Antônio do Leverger. Um quarto assaltante, identificado como Francisco Viana de Moraes, o “Chicão”, teve a prisão preventiva decretada e está sendo procurado.

De acordo com o comandante regional de Rondonópolis, coronel Ricardo Almeida Gil, o grupo figura como suspeito do assalto ao Núcleo da Polícia Militar em Santo Antônio do Leste (ocorrido em 07.11.2007), também a uma agência do Banco do Brasil em Campinápolis (em 15.01.2008), pela tentativa de assalto a um carro-forte na cidade de Paranatinga (ocorrido em 06.03), além de um outro assalto a unidade bancária de Guiratinga (em 02.04.2007). O cabo é apontado como sendo a pessoa que fornecia apoio logístico para que as ações criminosas fossem praticadas. O coronel disse ainda que outros militares estão sendo investigados.

Durante a ação criminosa em Guirantinga o soldado da Polícia Militar, Iporã de Campos Neto foi morto a tiros. No roubo a unidade bancária de Campinápolis o soldado Danner Maia Barboza foi assassinado com um tiro à queima-roupa durante confronto. O desempregado Alex é apontado como o responsável pelo disparo que ceifou a vida do policial Danner.

Coronel Gil explica que os criminosos roubaram do Núcleo da PM, no ano passado, um fuzil 762 de grande potencial de destruição. Essa arma foi à mesma usada na tentativa de roubo ao carro-forte. Para que pudessem efetuar o crime em Paranatinga eles ainda roubaram dois carros, uma caminhonete Frontier e um Corolla. Os bandidos, trajando roupas semelhantes ao fardamento da PM, realizam “bloqueios” nas estradas e assaltavam às vítimas. De posse dos carros e do armamento, tentaram assaltar o carro-forte. “A idéia era parar o carro e efetuar um disparo certeiro, mas não houve tempo porque a ação Erva Daninha já vinha acontecendo na região, Inclusive com apoio do helicóptero da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp)”, explica o coronel Gil.

Os bandidos atravessaram um caminhão em meio a pista da MT-130 para evitar o acesso do carro forte. No entanto, os bandidos foram surpreendidos com a ação dos vigilantes e houve troca de tiros. No confronto Alex foi ferido, duas vezes, mas sobreviveu. A Agência de Inteligência da Polícia Militar entrou em ação e descobriu que os criminosos estavam escondidos em propriedades rurais da região. No total seis pessoas foram presas, mas três foram liberadas após serem encaminhadas para Polícia Judiciária Civil.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Antônio Bendito Campos Filho, explicou que a quadrilha atua com pelo menos mais seis integrantes e todos já estão sendo procurados. Ele frisou ainda que a PM não possui interesse algum em manter policiais que apresentem desvios de condutas na Corporação.

O Comando Regional IV, de Rondonópolis que congrega 29 municípios, dentre eles: Jaciara, Campo Verde, Pedra Preta, Santo Antônio do Leste, Paranatinga, Ponte Branca, Guiratinga, Itiquira, Poxoréu, dentre outros.

Corregedoria

Em 2008, a Polícia Militar prendeu o soldado Juscelino Flutuoso Júnior pelo roubo a uma empresária que saia do shopping Pantanal, em janeiro de 2008. O soldado Manoel Aquino Filho também é procurado pelo crime e está com mandado de prisão em aberto. Em Sorriso, quatro soldados também foram presos por corrupção por determinação do Comando Geral da Polícia Militar.





Fonte: Assessoria PM/MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/184150/visualizar/