Governador de Nova York pode renunciar ainda hoje
O governador do Estado americano de Nova York, Eliot Sptizer, pode renunciar ao cargo ainda hoje, após a forte pressão política dos opositores, informa a rede CNN. De acordo com assessores de Spitzer ouvidos pela emissora, diversas reuniões estão sendo feitas para definir a "transição do governo".
Spitzer foi denunciado ontem pelo jornal The New York Times por ter ligações com uma rede de prostituição. O democrata apressou-se em pedir desculpas em público por ter violado suas "obrigações familiares". "Devo agora dedicar certo tempo para ganhar a confiança da minha família", acrescentou.
A oposição fechou o cerco após a denúncia. "Precisamos de alguém com pé nos chão que nos dirija, e Eliot Spitzer é atualmente incapaz de fazê-lo", disse à CNN o líder da minoria republicana na Assembléia do Estado, James Tedisco.
Entre os aliados, Spitzer não encontrou muito apoio. Aliado de Hillary Clinton na corrida presidencial, a senadora pelo Estado de Nova York limitou se a dizer que seus "pensamentos estavam com o governador e sua família".
Investigação
Segundo o jornal, as autoridades americanas que investigavam a rede de prostituição "Emperor's Club", que cobrava até US$ 5,5 mil por hora, gravaram uma conversa de Spitzer em Washington quando tentava contratar os serviços de uma garota de programa.
O ex-promotor geral do Estado de Nova York, eleito governador em 2006, havia marcado sua eleição pela luta contra todos os tipos de corrupção.
Comentários