Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 11 de Março de 2008 às 13:37

    Imprimir


Já foi feito um mapeamento na chalana e o corpo de um homem acaba de ser retirado da embarcação

Mais uma vítima acaba de ser resgatada da chalana que naufragou no Pantanal na madrugada de domingo. O corpo ainda não foi identificado. Os bombeiros fizeram um mapeamento na embarcação para a retirada das vítimas. O corpo foi retirado de dentro da chalana.

Resgate

Uma equipe com dois peritos oficiais criminais e quatro técnicos de necropsia estão acompanhando as buscas pelos desaparecidos na região de Porto Cercado, onde aconteceu o naufrágio com chalana Semi Tôa Tôa.

Os peritos criminais acompanham as buscas no local do acidente para a realização de exames perinecroscópicos (exames que auxiliam na identificação de corpos e caracterização das lesões apresentadas) caso haja o resgate de outros corpos. Já os técnicos estão instalados no hotel SESC Pantanal, onde aguardam para fazer o translado dos corpos para o Instituto Médico Legal, em Cuiabá. Também estão no local dois rabecões (veículo especial para o transporte de corpos).

O superintendente da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Antônio Carlos de Oliveira, destacou que o objetivo é agilizar os processos de identificação, a fim de liberar o corpos para as famílias no menor espaço de tempo possível.

Também já estão em alerta médicos legistas (responsável pelas necropsias), odontolegistas (responsável pela identificação por meio da arcada dentária) e papiloscopistas (responsável pela identificação através de digitais). Antônio Carlos explicou que, em casos de necessidade de identificação por meio de DNA, o Estado mantém convênio com o Ministério da Justiça e com a Universidade Federal de Alagoas.

O acidente

A chalana afundou com 22 pessoas à bordo. Ainda no primeiro dia 13 foram resgatadas com vida. Ontem, o corpo do empresário Luiz Sérgio Scardelai (49) foi resgatado próximo a uma fazenda a 10 km do local do acidente. O corpo foi encontrado por uma embarcação de amigos das vítimas que estão colaborando com as buscas. Sete pessoas continuam desaparecidas.

Novos equipamentos

Além dos técnicos de Corumbá (MS), chegaram no final da tarde de segunda-feira mais seis mergulhadores da Marinha para reforçar as buscas. Além de renovar a força humana, os novos mergulhadores trouxeram ainda novos equipamentos para complementar o trabalho. Três mergulhadores já foram ontem mesmo para o local do acidente e mais três chegaram agora pela manhã, pois o mau tempo prejudicou a continuidade das buscas que foram encerradas às 17h30, uma hora antes do previsto.

Auxílio

Duas aeronaves estão trabalhando no transporte de equipamentos, mantimentos e pessoal. O deslocamento para a Fazenda Moretti, base de apoio, no transporte de mantimentos, equipamentos, imprensa e profissionais que estão trabalhando no resgate, tem sido feito pelo helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) da Polícia Militar.

Clique aqui e confira um infográfico sobre o naufrágio; Confira uma entrevista exclusiva com um sobrevivente do acidente; e assista a um vídeo sobre os trabalhos de resgate e outro vídeo sobre o naufrágio no rio Cuiabá.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/184285/visualizar/