Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 11 de Março de 2008 às 11:19

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apelou nesta terça-feira para que a base aliada vote unida pela aprovação da proposta orçamentária de 2008. O pedido ocorreu na manhã de hoje durante reunião com os integrantes de seu conselho político.

A votação do Orçamento pelo Congresso está prevista para esta quarta-feira. Bem-humorado, Lula ironizou com a oposição. "É tanto cafezinho [do líder do governo no Senado, Romero] Jucá [PMDB-RR] com a oposição, que daqui a pouco o coitado vai ter uma azia daquelas", teria dito o presidente, segundo interlocutores.

Lula teria pedido ainda que os líderes aliados reexaminassem os prazos fixados pelo regimento para acelerar a tramitação de propostas de interesse do governo. Na reunião, o petista teria reclamado, por exemplo, do atraso para a votação da medida que tratava do Pró-Jovem (Programa Nacional de Inclusão de Jovens) no ano passado.

Paralelamente, dois dos principais ministros que cuidam da relação do governo com o Legislativo estarão no Congresso nesta terça-feira. O ministro José Múcio Monteiro (Relações Institucionais) acompanha o colega Guido Mantega (Fazenda) em conversa com o PMDB. Já a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) estará em uma homenagem às mulheres em sessão no Senado.

Ao mesmo tempo, os líderes governistas tentam buscar um acordo para garantir a aprovação do Orçamento. Os partidos de oposição ameaçam votar contra a proposta orçamentária, se for mantido o anexo de R$ 534 milhões. Os governistas articulam para aprovar o anexo, mas depois bloquear os recursos.

Ontem, no programa de rádio "Café com o Presidente", Lula cobrou do Congresso a aprovação do Orçamento.

"Eu não posso crer que apenas eu queira trabalhar, e eles [os parlamentares] não. [...] Eu tenho certeza de que há disposição e vontade política do Congresso em votar. Mas eu estou convencido de que eles vão votar porque sabe a oposição e sabe a situação que o Brasil precisa do Orçamento. Não é o governo que precisa do Orçamento. O governo apenas gerencia. Quem precisa do Orçamento é o povo brasileiro", afirmou.

Após a reunião, Lula viaja para Dianópolis (TO), onde participa da cerimônia de inauguração do reservatório de contenção da barragem Manuel Alves e tem encontro com o governador do Estado, Marcelo Miranda (PMDB).





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/184299/visualizar/