Polícia detém 50 bolivianos que tentavam entrar ilegalmente no Brasil
Cinqüenta bolivianos foram detidos ontem (9) num posto da Polícia Rodoviária Federal em Santa Terezinha de Itaipu (PR), nas proximidades de Foz do Iguaçu, quando tentavam entrar ilegalmente Brasil. Alguns deles portavam documentos falsos.
No grupo, havia 11 crianças de até 13 anos. Todos já foram enviados de volta à Bolívia.
Na vistoria, os policiais rodoviários descobriram que os bolivianos portavam passaportes com tarjetas migratórias falsas. As tarjetas são carimbos que regularizam a entrada e a saída de um estrangeiro no país.
Em depoimento à polícia, o motorista do ônibus de turismo que os transportava informou que todos seriam deixados em São Paulo para trabalhar. O motorista está preso na sede da Polícia Federal em Foz do Iguaçu e deve responder por quatro crimes: falsificação e uso de documentos falsos, introdução clandestina de estrangeiro em território nacional e falsidade ideológica.
No sábado (8), a alfândega da Ponte da Amizade já havia detido outros quatro bolivianos que tentavam cruzar a fronteira sem documentos. Eles afirmavam que que iriam trabalhar em uma indústria de São Paulo.
A delegacia da PF em Foz já deportou neste ano 53 pessoas de volta aos países de origem. Durante todo o ano passado, de acordo com o setor de imigração da delegacia, apenas três pessoas receberam ordens de sair do país pela região de Foz por causa de problemas com a documentação.
Comentários