Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Segunda - 10 de Março de 2008 às 13:51

    Imprimir


A Polícia Judiciária Civil divulgou nesta segunda-feira o número de carros recuperados em Cuiabá. Já são 155 veículos localizados. Segundo dados da Delegacia de Repressão a Roubos de Veículos Automotores (DERVFA), houve queda nas ocorrências de roubos e furtos de automóveis, motos e veículos pesados. Foram 108 ocorrências em fevereiro contra 149 em janeiro passado, uma redução de 30%.

De acordo com o delegado titular da DERFVA, Roberto Amorim, os indicadores de recuperação têm atingido índices satisfatórios. De cada dez veículos (carros, motos e carretas) roubados ou furtados, seis são recuperados pela polícia e entregues aos donos. Somente entre os dias 06 e 07 deste mês, a polícia recuperou 9 veículos.

Segundo Amorim, a redução dos índices de veículos furtados e roubados se deve ao trabalho integrado das polícias. A atuação do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), na fronteira com a Bolívia, tem intensificado o combate a receptação de veículos furtados ou roubados. Devido a esse trabalho, os receptadores, segundo o delegado, mudaram a estratégia de atuação. Agora em vez de "comprar" um carro produto roubado, estão migrando para o estelionato.

"Os receptadores não estão mais correndo o risco de pegar um veículo roubado. O financiamento é mais rendoso para eles", explica. "Eles financiam o carro ou moto usando nome de um ‘laranja’, rodam por uns meses e depois desmancham", disse. De acordo com Amorim, os bancos e as financiadoras não costumam registrar boletim de ocorrência, entram com ação civil de reintegração de posse.

Outra constatação dos delegados da DERVA são os casos de extorsão envolvendo a vítima de furto. Há ocorrências em que o ladrão liga para a vítima pedindo dinheiro para devolver o carro.O delegado orienta não negociar com o bandido e procurar a polícia imediatamente. "Orientamos não fazer esse tipo de negociação, não entrar em confronto com o bandido. Procure a Polícia, faça o registro para que o Estado possa resguardar a vida do cidadão", frisa.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/184407/visualizar/