Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 10 de Março de 2008 às 13:44

    Imprimir


Produtores e moradores do distrito de Caramujo, em Cáceres (270 quilômetros de Cuiabá), confeccionaram uma pamonha gigante na 2ª Festa da Pamonha. Foram utilizadas mais de 4,8 mil espigas para fazer a pamonha, que pesou 382 quilos.

A festa foi promovida pela Organização Municipal para o Desenvolvimento do Distrito de Caramujo (Omdeca). O presidente da organização, Luiz da Guia, revelou que a pamonha foi partida e distribuídas entre os participantes na festa, realizada neste fim de semana. Durante o evento também foram comercializados outros alimentos derivados de milho, como curau, bolos e galinha com milho.

Milho o ano inteiro

O grão é uma das principais fontes de renda da comunidade. Os pamonheiros de Caramujo são famosos no sudoeste de Mato Grosso. Conhecidos pela qualidade e variedade do que produzem, eles aceitaram o desafio de fazer a maior pamonha do mundo.

O trabalho, realizado por um grupo de 25 pamonheiros, foi feito em série. Depois de cortado e descascado, o milho foi ralado. A receita da pamonha gigante consumiu 4,872 mil espigas de milho, 20 litros de leite, 98 quilos de açúcar, 49 queijos frescos, 49 de óleo.

O pré-cozimento levou 40 minutos em tachos de água fervente. A palha para embalar a pamonha foi uma espécie de colcha costurada à máquina.

Nas ruas de Caramujo, a pamonha gigante foi motivo de comemoração. Provar um pedaço só foi possível depois de nove horas de fogo à lenha, no auge da Festa da Pamonha, o maior acontecimento do distrito. Quem experimentou, garantiu que adorou.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/184408/visualizar/