Mato Grosso deve ganhar nova usina de álcool
Foi realizada ontem, na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural, a 1ª Reunião Ordinária do Conselho de Desenvolvimento Agrícola do Estado de 2008, sendo aprovados oito projetos para o desenvolvimento do setor agropecuário. Em um deles será feito um investimento inicial de R$ 1 bilhão para a construção de uma usina de álcool no município de Alto Taquari (509 Km a sudoeste de Cuiabá). A reunião foi coordenada pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Neldo Egon Weirich, presidente do Conselho.
Entre os outros projetos aprovados estão a criação da Câmara Técnica da Apicultura, o cadastramento de novos produtores ao Programa de Desenvolvimento Rural (Proder) e o de liberação de recursos para quatro projetos do Programa Provemais, são eles: custeio agrícola de sorgo vassoura no município de Nobres; melhoria da infra-estrutura da sede e ampliação da patrulha mecanizada da Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Gleba União, em Santo Afonso. Também nesse município, foram liberados recursos para a aquisição de um caminhão truck para Associação de Desenvolvimento Comunitário. Por fim, a Associação de Moradores e Pequenos Produtores do Distrito de Voadeira, em Barra do Garças, terá a reforma e Ampliação da Cozinha Comunitária.
Posteriormente foi analisada e aprovada por unanimidade a Carta Consulta da empresa Brenco (Companhia Brasileira de Energia Renovãvel), a qual um de seus representantes apresentou um sumário com o projeto para os conselheiros mostrando o investimento no Estado para a geração de energia renovável focado exclusivamente na produção de Etanol, com desafios de abertura de mercados internacionais, além de abranger o mercado interno. A empresa vai ser instalada no município de Alto Taquari, com investimento de 1 bilhão de Reais, 900 milhões vindos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e 100 milhões do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO-Rural).
FCO Rural – O coordenador do FCO-Rural, Dimas Gomes Neto, apresentou um balanço gerencial dos dados do Fundo no ano de 2007 e o orçamento para 2008. Um apresentados é o número de municípios atendidos. Se for realizada uma comparação, no ano de 2003 o número de cidades atendidas pelo FCO-Rural era 120, em 2007 foram 141. Outra estatística importante é o número de empregos gerados com os recursos do FCO Rural, 388.024 empregos
Comentários