Aprosoja confirma 296 casos de ferrugem de soja em Mato Grosso
O relatório aponta ainda que a maior incidência da doença ocorreu no mês de janeiro, período em que a planta está se desenvolvendo. Nas cidades do Nortão, como Sorriso, o mini-laboratório instalado analisou 269 amostras e detectou 46 casos. Em Sinop, 108 analisadas e 26 confirmadas. Em Lucas do Rio Verde, 80 verificações e somente 2 casos diagnosticados. Em Tapurah, das 39 análises realizadas, 13 mostraram-se positivas. Em Nova Mutum, 6 casos contabilizados para 20 estudados.
De acordo com a Aprosoja, somente em Campo Novo do Parecis foram 713 amostras estudadas e 114 diagnósticos de ferrugem. Para Tangará da Serra, a associação apontou 114 coletas e 9 confirmações. Em Canarana, 113 para 11, respectivamente.
Com a identificação do foco por meio do Sistema de Alerta, os produtores puderam monitorar melhor a plantação, reduzindo assim os danos à plantação e consequentemente os prejuízos. No Estado, os produtores estão colhendo, de forma tardia, a soja plantada nesta safra, nos cerca de 5,58 milhões de hectares.
Mesmo assim, especialistas alertam que é preciso manter os cuidados, para evitar doenças.
Comentários