Luciano Huck substitui "Soletrando" por "Calculando"
A matemática vai substituir a língua portuguesa no "Caldeirão do Huck", comandado por Luciano Huck na Globo. A partir do segundo semestre, o programa estréia o quadro "Calculando", no qual alunos de escolas de todo o Brasil vão competir para ver quem acerta mais problemas aritméticos.Segundo a emissora, o formato e o corpo de jurados do novo quadro ainda não foram definidos.
O "Soletrando" sai de cena no dia 17 de maio, quando será conhecido seu vencedor. A edição deste ano homenageia o centenário da morte do escritor Machado de Assis (1839-1908).
Para os testes, são usadas palavras retiradas do rebuscado vocabulário machadiano. O concurso, cujo desafio é acertar a grafia correta das palavras, começou em 23 de fevereiro. Foram selecionados 27 candidatos, representantes de cada estado brasileiro, entre 2.500 inscritos.
Próxima etapa
No programa deste sábado, Luciano Huck realizará a terceira eliminatória do "Soletrando", com três estudantes que serão sorteados no palco para participar do desafio. O cantor Gabriel, O Pensador e o professor de português Sérgio Nogueira continuam na bancada do júri, avaliando o desempenho dos candidatos. Sempre que convocados, eles poderão auxiliar os participantes com a definição da palavra a ser soletrada, sinônimos, aplicação delas em uma frase ou com sua classificação gramatical.
Os jurados também podem dizer se a soletração do participante está correta ou não. Já estão classificados para a semifinal os estudantes: Auricélia do Nascimento, do Amapá, e Eder Coimbra, de Minas Gerais, vencedores, respectivamente, da primeira e da segunda eliminatórias.
O vencedor do "Soletrando" ganhará uma bolsa de R$ 100 mil, que será administrada pela família do estudante, além do troféu Machado de Assis.
Comentários