Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 05 de Março de 2008 às 16:46
Por: Tiago Pariz

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta quarta-feira (5) a violação do território equatoriano pela Colômbia e comemorou o acordo entre os dois países firmado na Organização dos Estados Americanos (OEA).

“Nós vamos aprendendo que por mais soberano que seja um país ele é soberano no seu território e não no território dos outros. Se a gente permitir que isso continue acontecendo sem que haja uma ação em conjunto de todos os países, amanhã qualquer fronteira pode ser violada. E as pessoas acham que não tem que dar explicação”, disse Lula a jornalistas.

O presidente afirmou que interferência de um país no outro cria dificuldades para a implementação de um projeto de integração da América do Sul. “Se por qualquer razão houver ingerências em outro país, isso vai criando fissuras, atritos. E, ao invés de andar pra frente, andamos para trás”, afirmou.

Equador e Colômbia chegaram a um acordo sobre o texto da resolução com que a OEA vai mediar o conflito entre os dois países. Segundo o acordo será criada uma comissão para apurar as causas da ação militar colombiana contra as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) no território do país vizinho.

“Foi madura e bastante rápida a decisão da OEA. Eu, como presidente do Brasil, fico torcendo e pedindo para Deus que logo, logo se restabeleça a harmonia entre Colômbia e Equador, que é tudo o que nós precisamos”, disse Lula. “É um fato extremamente importante que está criando uma comissão de investigação”, acrescentou.

Lula voltou a dizer que a harmonia na América do Sul é condição para crescimento do subcontinente. “Não há nenhuma perspectiva de o continente dar um salto de qualidade, de crescer economica e socialmente, se a gente não estiver vivendo uma política de paz, harmonia e tranqüilidade. Se os paises não forem irmãos”, afirmou.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/184656/visualizar/