Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 04 de Março de 2008 às 20:05

    Imprimir


Segundo dados do próprio exército francês, em 2005 havia cerca de 155 brasileiros na Legião, formando 2% do total de 7.699 soldados. Em 2007, o número subiu para cerca de 230 – um aumento de 50%.

A Legião Estrangeira é considerada como um corpo de elite do exército francês. É conhecida pela sua ação de guerra rápida e eficaz.

"É uma tropa formada por jovens estrangeiros, que na maioria passaram por dificuldades em seus países. Nesse sentido, são soldados mais durões", disse à BBC Brasil o tenente-coronel Christian Rascle, responsável pelo setor de comunicação.

"Além disso, oficialmente, todos são solteiros e, portanto, é uma unidade que pode ser deslocada mais rapidamente para missões operacionais. E claro, o fato de serem soldados estrangeiros profissionais também é interessante para a França do ponto de vista político", afirmou o tenente-coronel.

Candidatos

Qualquer homem estrangeiro pode se alistar, desde que tenha entre entre 17 a 40 anos e um documento de identidade válido. Não é preciso nem mesmo falar francês, e o alistamento é feito em 11 escritórios em toda a França.

A cada ano, cerca de 7 mil candidatos de 150 países diferentes se alistam. Depois da pesada bateria de testes, apenas mil são aceitos.

O Brasil é o país latino-americano com mais recrutas. Somente em 2007, cerca de 50 brasileiros foram aceitos - um em cada 20 novos recrutas. A grande maioria vem das regiões Norte e Nordeste do país.

"Os brasileiros são geralmente considerados bons recrutas porque na maior parte são corajosos, além de serem muito motivados", disse Rascle. Segundo ele, o número de brasileiros que se torna sub-oficiciais cresceu, o que demonstra um sinal de confiança da Legião com relação à comunidade.

Os legionários brasileiros são, na maioria, jovens entre 23 e 36 anos que prestaram o serviço militar obrigatório ou que deixaram as Forças Armadas para tentar uma carreira militar no exterior.

A Legião Estrangeira não divulga números exatos porque em alguns países é proibido o alistamento de cidadãos nacionais no exterior. Segundo o Ministério da Defesa, este não é o caso do Brasil.





Fonte: ABr

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/184767/visualizar/