Racionalizar custos é uma forma de garantir lucro na produção rural
Produtor que não quer ter perdas de rentabilidade tem de planejar e realizar diversos planos estratégicos. Tem também de racionalizar os custos de produção pois o aumento destes custos implica na redução da margem de lucro. Estes apontamentos foram feitos pelo pesquisador Mauro Osaki, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (Usp).
Um dos planos estratégicos mais relevantes para o produtor contornar a situação de falta de receita líquida operacional, conforme Osaki, é a compra de adubo na base da troca para os produtores que acreditam que o preço do fertilizante ficará mais caro e na queda do preço da soja nos próximos anos e para os que querem também aumentar a reserva de nutriente no solo.
Cada situação de produtor tem de ser levada em consideração. Osaki recomenda como plano estratégico para os que possuem lotes e/ou talhões com produtividade estável nestes últimos cinco anos, a análise dos nutrientes disponíveis no solo e consulta com um engenheiro agrônomo para estabelecer o melhor programa nutricional para as próximas safras. “A aplicação deste plano, pode possibilitar o planejamento de duas ou até três safras seguintes sem aplicação de adubo”, aponta o pesquisador.
Para os produtores que possuem áreas com pouca manifestação de plantas daninhas, Osaki recomenda o cultivo de soja convencional, uma vez que os preços dos herbicidas convencionais estão ficando mais barato em relação às safras anteriores. Por outro lado, os produtores com área que apresenta grande infestação de plantas daninhas, a indicação é o cultivo de soja transgênica. “O uso de soja geneticamente modificada reduz o banco de semente das invasoras”, disse.
Segundo o pesquisador a próxima safra exigirá do produtor ter em mãos ferramentas para diminuir o impacto do aumento dos custos de produção de soja. Para Osaki se o produtor conseguir elevar a produtividade sem elevar o custo, o mesmo pode contornar essas dificuldades futuras.
Na última etapa do TecnoCampo de Rondonópolis, nos dias 07 e 08 de março, o pesquisador vai apresentar um estudo sobre os efeitos da variação dos preços dos fertilizantes no custo operacional do produtor rural de Mato Grosso, no custo operacional da soja, o poder de compra do produtor com variação dos preços da soja e a correlação do contrato futuro da Bolsa de Chicago em relação ao preço dos fertilizantes no mercado nacional.
TcnoCampo
O TecnoCampo é uma realização da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja) e da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT). Desde janeiro, a equipe técnica está difundindo tecnologia agrícola para as regiões produtoras do estado.
O encerramento do TecnoCampo 2008 será na Fazenda SM II, próximo ao aeroporto de Rondonópolis. O evento é destinado a produtores rurais, agrônomos, pesquisadores, técnicos agrícolas, estudantes e professores da área agrícola, para pessoas que direta ou indiretamente trabalham com o agronegócio. As inscrições do TecnoCampo podem ser feitas gratuitamente no local do evento.
Comentários