Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Terça - 04 de Março de 2008 às 13:34

    Imprimir


A Polícia Federal desencadou na manhã desta terça-feira uma operação de combate ao aliciamento e tráfico internacional de mulheres para fins de prostituição na Espanha. A Operação Madri está sendo realizada em Barra do Garças. Até o momento seis pessoas foram presas por suspeita de envolvimento no esquema.

As ordens de prisão e de busca e apreensão foram expedidas pelo juiz federal da 3ª Vara de Cuiabá, atendendo a uma solicitação feita pela Delegacia de Polícia Federal de Barra do Garças.

A investigação sobre o aliciamento e o tráfico internacional de mulheres vinha sendo realizada há quase 10 meses, depois de depoimentos de vítimas e parentes de vídimas da organização criminosa. Mulheres eram aliciadas em Barra do Garças e nos municípios vizinhos com a promessa de que ganhariam bons salários no exterior.

Seleção

Os aliciadores, de acordo com a Polícia Federal, antecipavam os valores necessários à retirada de passaportes, à compra das passagens aéreas e às demais despesas de viagem como forma de incentivar o aliciamento.

A seleção das garotas contava com um esquema que envolvia o uso de um site de relacionamentos na internet. As mulheres postavam fotos em páginas desse site, que eram avaliadas por membros da organização criminosa visando à seleção das consideradas mais bonitas.

Semi-escravidão

Na Espanha, as brasileiras aliciadas eram submetidas a uma situação de semi-escravidão, pois tinham os passaportes retidos por donos de boates e eram obrigadas a se prostituírem para custear a alimentação e estadia. Algumas conseguiram escapar e retornar ao Brasil. Outras sequer conseguiram permanecer na Espanha, tendo sido deportadas daquele país.

Prisão em avião

Das seis pessoas presas, quatro foram detidas em Barra do Garças e são responsáveis pelo aliciamento e seleção das garotas. Uma agente de turismo foi presa na cidade de Pontalina (GO). Um homem de nacionalidade espanhola acusado de ser o responsável pela escolha das mulheres foi preso dentro de uma aeronave no Aeroporto Internacional de Goiânia. Ele estava acompanhado de três vítimas do esquema, todas de Barra do Garças, em um vôo que ia para Madri.

As pessoas detidas foram autuadas por tráfico internacional de pessoas, com pena prevista de até oito anos de prisão; formação de quadrilha, com pena máxima de três anos. As seis pessoas foram levadas para a Cadeia Pública de Barra do Garças, onde permanecerão à disposição da Justiça Federal.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/184819/visualizar/