Queda na produção faz subir preço do ovo
O brasileiro está pagando mais caro pelo ovo de galinha. A queda na produção e o aumento da procura durante a Quaresma fizeram o preço subir em todo o país.
Na Ceasa de Belo Horizonte, o preço dos ovos registrou a maior alta dos últimos 14 anos. “Na média o preço hoje é mais alto 20,5% em relação à quaresma de 2007”, diz Ricardo Martins, coordenador da Ceasa.
Os reajustes são resultado da combinação de procura maior na quaresma, crescimento das exportações e aumento do custo da ração.
“Os insumos aumentaram demais os custos, o que fez com que o produtor reduzisse o número de galinhas poedeiras. Com isso, fez com que o mercado diminuísse a produção de ovos”, afirma Luís Paixão, diretor da Associação dos Avicultores de Minas Gerais.
Com o preço lá em cima o volume negociado no comércio caiu. Muitas lojas estão adaptando as embalagens pra segurar o cliente, que passou a fazer pedidos bem menores. A caixa é cortada na hora.
Segundo a Fundação Getúlio Vargas, só este ano a alta é de 4,33%. Mas, em uma banca, o reajuste da dúzia já chegou a 50%. “Dependendo do valor que sobe a gente repassa esse preço imediatamente ao cliente”, diz Wilson Marcolino, gerente do sacolão.
Comentários