Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 29 de Fevereiro de 2008 às 23:59

    Imprimir


O francês Alain Robert, alpinista que se autodenomina "Homem-Aranha", conseguiu nesta sexta-feira uma liminar para obter de volta seu passaporte, que havia sido retido pela Polícia Civil hoje. Ontem ele foi detido após subir e descer o Edifício Itália, no centro de São Paulo.

Mesmo assim Robert não vai poder ir embora. A decisão foi tomada pelo juiz José Zoéga Coelho, do Tribunal de Justiça de São Paulo. Depois que a liminar saiu e o francês foi buscar o documento no 3º DP (Santa Ifigênia), mas não conseguiu pegá-lo. O passaporte já estava na Polícia Federal, sobre o qual o TJ não tem jurisdição.

"Não entendo, eu estou livre, mas não posso voltar para a minha cidade", afirma o francês.

Nas duas vezes que o francês tentou escalar o prédio --a primeira, malsucedida, ocorreu no domingo-- ele foi levado para a delegacia, onde assinou dois termos circunstanciados: o primeiro por falso alarme e o segundo por pôr em risco a vida de outras pessoas.

"Meu cliente não cometeu crime nenhum. Para haver periclitação, ele tinha que ter essa intenção", diz o advogado do francês no Brasil, Luís Carlos Dias Torres. "Eu não tinha a intenção de cair em cima de alguém", completa o francês.

Torres disse ter conversado com representantes da PF, que teriam se mostrado dispostos a devolver o documento do francês mesmo sem uma liminar de um juiz federal. Como o expediente administrativo da PF já havia terminado, ficou para segunda-feira. "Pelo menos eu vou tentar me divertir nesse fim de semana. As pessoas aqui são muito calorosas", disse o francês.

Até com dos policiais que o prenderam duas vezes ele afirma ter gostado. "Tirei fotos e dei autógrafos para muitos", afirmou. Nesta sexta, ele voltou ao Terraço Itália --restaurante no topo do edifício-- onde tomou champanhe e ganhou uma réplica em miniatura do edifício.

Albert, que tinha passagem marcada para o dia 27, mas deve viajar apenas na segunda.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/185099/visualizar/