Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 29 de Fevereiro de 2008 às 17:08

    Imprimir


O Exército da Turquia anunciou ter retirado suas tropas do norte do Iraque nesta sexta-feira, depois de uma ofensiva contra rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, na sigla em curdo) que lá estavam escondidos.

De acordo com um comunicado publicado na página do Exército turco na internet, a decisão não foi influenciada pela pressão internacional e foi tomada porque os soldados turcos já haviam cumprido suas metas na região.

O Exército declarou ainda que a incursão militar demonstrou aos rebeldes do PKK que o norte iraquiano não pode ser usado como esconderijo.

"Atividades terroristas no norte do Iraque serão monitoradas no futuro, e nenhuma ameaça à Turquia partindo dessa região será tolerada", diz a mensagem. "O esforço contra o terrorismo será conduzido com determinação em casa (dentro da própria Turquia) e no exterior."

O PKK, por sua vez, afirmou que a retirada deixou clara uma vitória dos rebeldes sobre o Exército turco.

"As forças turcas se retiraram por causa dos ferozes combates entre o PKK e os turcos", disse Ahmed Danees, porta-voz de relações internacionais da organização no norte do Iraque, segundo a agência de notícias Reuters.

Advertência

Na terça-feira, o governo iraquiano divulgou a mais forte condenação à incursão militar da Turquia e afirmou que a operação representava uma violação da soberania iraquiana.

A ofensiva turca no Iraque começou na semana passada e, segundo o Exército da Turquia, matou pelo menos 240 rebeldes do PKK. Outros 27 soldados turcos teriam morrido nos combates.

A Turquia alega que o Iraque não está reprimindo a atuação do PKK no lado iraquiano da fronteira comum.

Segundo analistas internacionais, a meta da incursão militar turca era demolir as bases do PKK no norte do Iraque e prevenir novos ataques.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/185139/visualizar/