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Tecnologia
Sexta - 29 de Fevereiro de 2008 às 11:30

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A Microsoft anunciou hoje que reduzirá o preço do Windows Vista a partir de 1º de março em cerca de 40%, índice que pode variar de país para país. A baixa do preço acompanhará o lançamento da primeira grande atualização do sistema, conhecida como Service Pack 1 (SP1). A empresa afirmou ainda que continuará a vender o Windows XP até junho de 2008, adiando uma planejada transição para o Vista.

A redução de preços começará em março, mas possivelmente não chegará aos consumidores até o fim deste mês ou início de abril, disse Carlos González, gerente de produto do Windows Vista para a América Latina.

A medida afetará toda a linha de produtos Windows Vista para usuários particulares, ou seja, as edições Windows Vista Home Basic, Windows Vista Home Premium e Windows Ultimate, assim como a atualização Windows Vista SP1. "Projetamos que essa decisão oferecerá grandes oportunidades de vender mais cópias do Windows", afirmou Brad Brooks, vice-presidente corporativo da Microsoft.

Os pacotes do Windows Vista vendidos em lojas e via Internet correspondem a menos de 10% de todas as licenças do Windows, presente em cerca de 90% do mercado mundial de computadores pessoais.

O Windows Vista já tem mais de 100 milhões de cópias vendidas no mundo todo. Cerca de 10% dessas cópias foram vendidas na América Latina, onde a Microsoft espera que o ajuste dos preços ajude a fomentar o uso de versões legais de seu sistema operacional.

Estados Unidos e países emergentes

Nos Estados Unidos o preço do Windows Vista Ultimate, sistema operacional mais avançado oferecido pela empresa, caiu de US$ 399 para US$ 319 para a versão completa e de US$ 259 para US$ 219 para a versão de atualização, destinada a quem já possui o Windows XP ou outra edição do Windows Vista. A empresa também reduzirá os preços das versões de atualização do Vista Home Premium, seu produto principal, de US$ 159 para US$ 129.

Nos mercados emergentes, a Microsoft vai parar de vender versões de atualização do Vista porque, para muitos consumidores será a primeira compra de uma cópia não falsificada do Windows. Em vez disso, a empresa venderá o Vista Home Premium e Home Basic pelo preço das versões de atualização.

A empresa vendeu mais de 100 milhões de licenças do Vista desde seu lançamento em janeiro de 2007, e sua adoção tem ajudado nos bons balanços da empresa nos últimos trimestres.

Alguns consumidores reclamam do desempenho do Vista, suas grandes exigências de hardware e da falta de suporte para alguns programas e dispositivos. Brooks, que administra o marketing do Vista, disse estar confiante que a empresa conseguirá trazer novos consumidores para equilibrar a queda na receita gerada pela redução de preços.

(com agências internacionais)





Fonte: Redação Terra

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