PF deflagra operação para combater esquema contra índios
A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira a Operação Aldeia Livre, em Campinápolis, para combater a atuação de um grupo de empresários acusados de reter cartões magnéticos bancários pertencentes a índios xavantes de diversas aldeias localizadas no município. Os agentes policiais cumprem 13 mandados de busca e apreensão expedidos pela 3ª Vara Federal em Mato Grosso.
De acordo com a PF, os comerciantes exigiam a entrega dos cartões como garantia de pagamento de supostas dívidas contraídas pelos índios. Com os cartões e as senhas, os próprios empresários ou alguém a mando deles sacavam os benefícios previdenciários concedidos aos índios pelo INSS ((Instituto Nacional de Seguridade Social).
Trata-se de uma prática comum no Vale do Araguaia, especialmente em Campinápolis e municípios vizinhos, segundo a PF. Cerca de 9.500 índios da etnia xavante vivem na região, distribuídos em 115 aldeias. Os empresários devem ser indiciados por estelionato e crime de retenção de cartão magnético (previsto no Estatuto do Idoso). Trinta policiais participaram da operação.
Comentários