Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 31 de Maio de 2013 às 10:47

    Imprimir


A Assembleia Legislativa aprovou, em primeira votação, a disposição do serviço telefônico gratuito para dar esclarecimentos à população sobre dependências de álcool, tabaco e outras drogas. O objetivo é que o telefone com prefixo 0800 atenda nas 24 horas do dia, chamadas de celulares e de telefones fixos, sob supervisão da Secretaria de Estado de Saúde (SES).


 
Coincidentemente, na ocasião em que o Projeto de Lei nº 623/2011, sobre o assunto recebeu parecer favorável da Comissão de Trabalho e Administração Pública da Assembleia Legislativa e estava para ser aprovada em plenário, foi anunciado o surgimento no Brasil da Cápsula do Vento. A nova droga sintética um pó branco de aparência comum, mas devastador foi anunciado em março último pelo diretor do Departamento de Comunicação do Instituto Internacional de Ciências Sociais, Carlos Alberto Di Franco, doutor em Comunicação pela Universidade de Navarra (Espanha). Poucos dias depois, o projeto foi aprovado em plenário pelos deputados.


 
Para o vice-líder do Governo do Estado na AL, deputado Wagner Ramos (PR), o telefone proposto será mais uma ferramenta eficaz no combate às drogas. “A mais recente Pesquisa Nacional da Saúde do Escolar (IBGE, 2009) mostra que quase 10% dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental das capitais brasileiras já consumiram drogas ilícitas como maconha, cocaína ou crack. Não podemos nos desviar desse objetivo”, disse o republicano.


 
Em artigo recente, Di Franco alertou que a Cápsula do Vento é um derivado da anfetamina e tem propriedades alucinógenas. Segundo ele, existem relatos de pessoas que ficaram até uma semana sob o efeito dessa substância. O usuário pode ter alterações cardíacas, convulsões, fortes alucinações e chegar à
morte. O uso de drogas ilícitas no mundo vem crescendo, apesar dos esforços mundiais de controle.


 
O aumento do consumo das drogas sintéticas no mundo é considerado “inimigo público número um” pelo Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (Unodc). Ao contrário das drogas tradicionais, feitas com base em plantas, as sintéticas são produzidas a partir de produtos químicos facilmente obtidos em laboratórios improvisados. Isso torna o combate muito mais difícil. (Ascom AL)





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/18535/visualizar/