Nortão: R$ 160 milhões serão investidos na restauração da BR-163
Os problemas enfrentados por muitos motoristas que trafegam na região Norte, principalmente no período chuvoso, devem ser amenizados com o recapeamento de sinalização de 270 quilômetros da BR-163. As obras devem começar ainda este ano, no trecho de Lucas do Rio Verde a Nova Santa Helena.
Conforme o chefe de Serviços de Engenharia do Departamento Estadual de Infra-estrutura de Transportes (DNIT) em Mato Grosso, Laércio Coelho Pina, o projeto já foi aprovado e, em breve, inicia processo licitatório. "A obra deve começar nos próximos 90 a 120 dias e será executada por pelo menos quatro empreiteiras", destacou.
Ele detalhou que o trabalho será demorado e deve ser concluído somente no ano que vem, já que, além de recapear, serão reconstruídos os trechos mais danificados. "Como a rodovia foi construída há muitos anos, alguns trechos precisam ser reconstruídos", acrescentou.
Todos os anos, neste período, a buraqueira aumenta consideralvente e, em alguns trechos, fica intransitável. Um deles está entre Sinop e Sorriso. É uma baixada onde não há saída (nas laterais) para a água da chuva, que acaba acumulada na pista. Além dos prejuízos com depreciação dos veículos, causam acidentes e prolongam o tempo gasto para fazer o percurso até a capital.
Há também expectativa que as obras de pavimentação até Santarém, no Pará, onde está implantado um porto, iniciem este ano. A promessa foi feita pelo diretor do DNIT, Antonio Luiz Pagot. Com o asfaltamento, o preço do frete para escoar a produção do Nortão deve baratear até US$ 30/tonelada.
Comentários