Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 25 de Fevereiro de 2008 às 13:37
Por: Nelson Francisco

    Imprimir


Secretários de Agricultura dos 11 Municípios que formam o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Sócioambiental do Vale do Rio Cuiabá, técnicos da Empaer, Indea e Governo do Estado, por meio do MT Regional, vão intensificar as ações para fomentar as cadeias produtivas na região.

O anúncio foi feito na manha desta segunda-feira (25.02) em reunião na Secretaria de Projetos Estratégicos (Sepe). A proposta é fortalecer o consórcio por meio do fórum permanente de discussão e das câmaras temáticas das cadeias produtivas. “O objetivo do fórum integrar a sociedade civil organizada e o poder público municipal, estadual e federal nas Câmaras Temáticas desenvolvendo as diversas cadeias produtivas dos municípios, levantadas pelo consórcio”, disse o superintendente do consórcio do Vale do Rio Cuiabá, Genilto Nogueira.

Entre as ações já definidas de imediato, serão realizadas reuniões nas sedes-pólos das microregiões. A primeira vai ocorrer no próximo dia 29 em Nossa Senhora do Livramento. Dia 4 de março será a vez Rosário Oeste; em seguida, dia 12 de março, o encontro será em Nova Brasilândia, fechando o ciclo de palestras e debates dia 14 de março, em Cuiabá.

Com o apoio de entidades como a Empaer, os gestores públicos do Vale do Rio Cuiabá, a proposta nas regiões priorizar e definir cadeias produtivas e avaliar a sua demanda. “O fórum mudará o futuro da nossa região, unindo esforços e multicompetências, tendo por base uma visão coletiva de nossas demandas, e juntos, através das Câmaras Temáticas, encontraremos as soluções no desenvolvimento das cadeias produtivas”, disse Nogueira.

Criado em dezembro de 2005, o Consórcio Vale do Rio Cuiabá é formado pelos Municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Rosário Oeste e Santo Antonio de Leverger, ocupando uma área de 76 mil quilômetros quadrados. Juntos, esses Municípios representam 922 mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nesta região, os prefeitos estão fomentando as cadeias produtivas de hortigranjeiros, turismo, floricultura, artesanato, fruticultura, avicultura, piscicultura e mandiocultura.





Fonte: Sepe-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/185666/visualizar/