Túnel de 70 metros é descoberto dentro de presídio no Ceará
Um túnel de 70 metros de comprimento foi descoberto num presídio do Ceará na tarde de domingo (24). Segundo a direção do IPPS (Instituto Penal Paulo Sarasate), localizado na altura do km 27 da BR-116, em Itaitinga, o túnel tinha 1,5 metro de diâmetro e foi escavado a partir da cela 60 da rua H, tida como segurança máxima dentro da unidade.
Segundo o diretor do instituto penal, Luiz Jataí Castelo, o grupo de cinco detentos que foram encontrados na cela começaram as escavações há 15 dias. A intenção era superar a muralha do presídio. O final do túnel estava a 20 metros do muro.
Castelo informou que a direção da presídio Paulo Sarasate recebeu informações da existência do túnel na última sexta-feira (22). No sábado (23) foi realizada uma revista, mas nada foi encontrado. No domingo (24), após o horário da visita, agentes perceberam que o teto da área de segurança máxima estava repleta de terra. Ao vasculharem dentro da cela, encontraram o buraco.
O diretor da unidade descarta a participação de agentes prisionais, pois, segundo ele, a terra não estava visível. Uma investigação interna irá revelar se os detentos da cela 60 da rua h tiveram o auxílio ou possuem relação com sete presos de outra cela que são acusados de participação no furto à sede do Banco Central de Fortaleza, em 2005.
Os sete detentos acusados no envolvimento no furto ao BC, entretanto, foram transferidos na última quinta-feira para um presídio de Campo Grande (MS), segundo o diretor da unidade.
O furto à sede do BC em Fortaleza foi o maior da história do país. O crime aconteceu entre os dias 5 e 6 de agosto de 2005. Foram levados, ao todo, R$ 164,8 milhões em cédulas de R$ 50 que somavam aproximadamente 3,5 toneladas.
Comentários