Pesquisador discute problemas causados por plantas daninhas em MT
De acordo com o pesquisador, as plantas daninhas é um fator restritivo à produtividade, pois quando presentes na lavoura concorrem com a cultura. Elas competem com a planta cultivada por recursos do meio, como água, luz e nutrientes, necessários a ambas as plantas para o desenvolvimento e produção. Esta competição traz, conforme Cavenaghi, prejuízos aos produtores, pois as plantas daninhas causam perdas diretas no rendimento de grãos ou perdas indiretas na colheita. Em alguns momentos elas podem intensificar a interferência na produção, destaca.
A infestação das plantas daninhas ocorre em diversas situações. Segundo o pesquisador, o uso de plantas tolerantes ao herbicida glifosato pode aumentar a incidência das plantas invasoras. Devemos observar ainda a presença de plantas daninhas resistentes a herbicidas que tenham como mecanismo de ação a inibição da enzima ALS, ressalta Cavenaghi. O manejo das plantas daninhas deve ser feito de maneira integrada.
Cavenaghi recomenda a ocupação do solo com culturas para impor competição às plantas daninhas, evitar que as plantas daninhas produzam sementes, conhecer o mecanismo de ação do herbicida escolhido avaliando a melhor forma e momento para aplicação. Com informações da assessoria de imprensa da Fundação Mato Grosso.
Comentários