Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 30 de Maio de 2013 às 15:19

    Imprimir


O Banco Central (BC) subiu ontem o juro básico da economia brasileira, a taxa Selic, em 0,50 ponto percentual, para 8% ao ano. É a segunda alta seguida da taxa. O aumento foi maior que a principal aposta dos economistas, de elevação de 0,25 ponto percentual, e contrasta com o crescimento da economia abaixo do previsto no primeiro trimestre. 

O aperto monetário é fundamentado no atual cenário de pressão inflacionária. A divulgação, do avanço de 0,6% no PIB dos três primeiros meses, ante previsão de 0,9%, havia reforçado, contudo, a hipótese de uma elevação mais branda na decisão do Copom (Comitê de Política Monetária). 

"O comitê avalia que essa decisão contribuirá para colocar a inflação em declínio e assegurar que a tendência persista no próximo ano", afirma o comunicado do Copom. A decisão foi unânime. 

A alta de juros é um instrumento usado pelo governo federal para conter o consumo, uma vez que o crédito (tanto empréstimos em instituições financeiras quanto parcelamentos em lojas, por exemplo) fica mais caro. E, com menos demanda, a inflação tende a ceder. 

Nas duas últimas semanas, o presidente do BC, Alexandre Tombini, afirmou, em duas ocasiões, que a instituição fará o possível para reduzir a inflação, que hoje está em 6,49%, bem acima do centro da meta, de 4,5%. 




Fonte: Da Folha

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/18593/visualizar/