Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Sexta - 22 de Fevereiro de 2008 às 13:37

    Imprimir


O Google alterou seu sistema para que as palavras "atriz gorda" deixassem de ser associadas, na busca por imagens, ao nome de Preta Gil. O advogado da cantora carioca, Ricardo Brajterman, informou na semana passada que deve processar a empresa de tecnologia por danos morais.

Mesmo após a interferência do Google, que ocorreu nesta semana, Brajterman reafirmou a intenção de processá-los. "Se eles informarem que tiraram palavra, daí vai ser batom na cueca. Vai ser a prova de que eles têm controle disso", disse o advogado. Apesar de o site não oferecer mais um "Experimente também: Preta Gil", a primeira foto que aparece na busca por "atriz gorda" é de Preta Gil agachada.

O fato de o portal ter retirado a associação, de acordo com o Brajterman, "não muda nada". "Durante um pequeno espaço de tempo, eles abrigaram um ato ilícito."

O Google no Brasil, por sua vez, diz que não recebeu qualquer contato jurídico por parte da cantora.

"Fizemos um 'black list', já que era uma associação indevida", diz Félix Ximenes, diretor de comunicação da empresa. De acordo com Ximenes, o "black list" insere um código no sistema, "dizendo que não há parâmetro entre uma coisa [atriz gorda] e outra [Preta Gil]".

O Google usa algoritmos para realizar buscas em seu banco de dados. Havendo um grande número de referências que relacionem dois termos, o sistema automaticamente os associa e sugere ao usuário "experimentar" outra pesquisa. Neste caso, internautas fizeram uma manobra para influenciar a classificação de certas páginas nos resultados, chamada "Google Bomb".

"Nós explicamos ao algoritmo que não há associação, que ele deve parar de fazê-la", explica Ximenes.

Em entrevista à Folha Online, na semana passada, Preta Gil classificou o caso como "uma grande sacanagem". De acordo com a coluna Zapping desta sexta-feira, seu personagem sumirá da novela "Caminhos do Coração" (Record).





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/185979/visualizar/