Município de Colniza decreta situação de emergência e espera investimentos
A população do município de Colniza (a 1.065 quilômetros de Cuiabá) está vivendo uma situação de calamidade devido às contantes chuvas que vêm caindo nesta época do ano. O quadro se agravou ainda mais nesta semana. O prefeito Sergio Bastos dos Santos decretou situação de emergência no município devido à precariedade em que se encontram as estradas que ligam o município a outras localidades. Segundo ele, a prefeitura não tem equipamentos suficientes para atender a grande demanda de problemas que estão surgindo, causados pela enchente na região.
O prefeito ressaltou que a Defesa Civil do Estado deve averiguar com máxima urgência a situação do município. “Este é o terceiro ano que decretamos situação de emergência e não recebemos os recursos necessários para consertar os estragos causados pelo execesso de chuva. Esperamos que o Governo do Estado nos ajude com recursos e equipamentos para garantir o tráfego em toda a regiao”, apelou o prefeito.
Conforme Sergio Bastos, estão danificadas mais de 500 quilômetros de estradas estaduais e quase cinco mil quilômetros de estradas vicinais. O quadro apresenta inúmeras pontes e bueiros quebrados. A situação é mais crítica no Distrito de Guariba, a 150 quilômetros da cidade, onde vivem cerca de sete mil pessoas, bem como no vilarejo Três Fronteiras, a 330 quilômetros do município, onde estão mais de 1.500 pessoas.
Toda a região continua ilhada e sem condições de tráfego para a cidade e saída para o Estado de Rondônia. No município estão situados diversos assentamentos, que neste período estão praticamente ilhados e perderam boa parte da produção. Nos asssentamentos estão investimentos da agricultura familiar. “Além disso, os produtores amargam prejuízos com a perda da plantação de café, cacau e outras culturas perenes”, assegurou.
O superintendente da Defesa Civil, Major Agnaldo Pereira, afirmou que a visita dos agentes já está sendo realizada em diversos municípios dos estado, que apresentam o mesmo quadro, como Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Torixoréu e Nova Lacerda. Os agentes devem vistoriar os municípios para averiguar os estragos causados pela chuva. O município de Colniza espera receber o mais rápido possível a visita dos agentes da Defesa Civil.
Comentários