Formato do ProJovem vai ser realizado em Mato Grosso
Em breve Mato Grosso irá colocar em prática o novo formato do ProJovem, um programa do Governo Federal voltado aos jovens entre 15 e 29 anos, que vivem em situação de vulnerabilidade social. Recentemente técnicas da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) estiveram em Brasília, onde foram capacitadas para serem no Estado multiplicadoras das alterações do programa.
O novo formato do ProJovem permite que jovens sejam reintegrados ao processo educacional, recebam qualificação profissional e tenham acesso a ações de cidadania, esporte, cultura e lazer. O programa agora será subdividido em quatro modalidades: ProJovem Adolescente, Urbano, Campo e Trabalhador. Sendo assim, sua gestão fica compartilhada entre a Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Juventude, e os ministérios do Trabalho e Emprego, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e da Educação.
Segundo a responsável pela gestão de informação da secretaria-adjunta de Assistência Social da Setecs, Borenilce Maria Figueiredo, a função do Governo do Estado, através da Setecs, é monitorar, orientar e acompanhar o desenvolvimento do ProJovem Adolescente nas localidades contempladas. "Em Mato Grosso, 34 cidades irão receber o programa. Depois de anunciada as alterações, esses municípios devem aguardar o Termo de Adesão via SUAS/WEB, que será enviado pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), colocando em prática as mudanças do programa", explicou.
A partir de março, o Governo Federal irá capacitar os municípios de Mato Grosso sobre a execução do ProJovem. "Esta capacitação acontecerá em Cuiabá, com a presença de representantes das cidades contempladas pelo programa", adiantou a assistente social, Moema de Campos Maciel.
PROJOVEM ADOLESCENTE
Destina-se aos jovens de 15 a 17 anos em situação de risco social, independentemente da renda familiar, ou que sejam pertencentes às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família.
O ProJovem Adolescente é uma reformulação do Agente Jovem, terá duração de 24 meses, e poderá ser implantado em mais de quatro mil municípios. "Cada jovem terá direito a receber R$ 30 reais, benefício que vai direto para a família. Para receber o auxílio, o jovem precisa freqüentar a escola e participar de ações socioeducativas, como esporte, lazer, cidadania, entre outros. Vale lembrar que este recurso é repassado diretamente do Governo Federal para o município", detalhou a assistente social da Setecs, Eliana Cristina Teixeira da Silva
Comentários