Paciente fica uma semana em poltrona à espera de cirurgia
Um paciente de 42 anos de idade fica quase dez dias em uma poltrona no Pronto Socorro de Cuiabá. O site da TVCA confirmou com familiares e com o próprio paciente, que falou sobre a situação difícil que está enfrentando no Pronto Socorro.
José Natal Nunes de Souza só foi encaminhado ontem à noite para um quarto do Pronto Socorro, mas ele ainda continua sobre uma maca, sofrendo fortes dores.
José Natal tem diabetes e teve uma trombose na perna, que se agravou há 20 dias. Ele veio buscar socorro e tratamento em Cuiabá, mas ao chegar no Pronto Socorro da capital se deparou com a falta de estrutura. “Eu estava vivendo aqui em uma poltrona”, contou.
Doente, ele ficou durante todo esse tempo, dia e noite, sentado em uma poltrona no Pronto Socorro. “Agora eles providenciaram uma maca para eu deitar”, disse.
Trabalhador rural, o senhor Natal veio de Itaúba (cerca de 600 quilômetros ao norte de Cuiabá) para cuidar da diabetes e tratar uma trombose em uma das pernas. De acordo com ele será necessário fazer uma cirurgia para amputar parte de uma das pernas, que já está comprometida. Ele aguarda há 10 dias para fazer a cirurgia. A família está preocupada. Pois acredita que a demora no tratamento pode comprometer ainda mais a saúde dele. O paciente aguarda resultados de exames e vaga em outro hospital da capital.
A reportagem perguntou ao senhor Natal como ele suportou passar cerca de oito dias sobre uma poltrona, sentindo dores fortes. “É muito difícil. Eu não tenho condições para buscar outro recurso. O que é que eu vou fazer?” Disse. Ele conta que sente muitas dores, mesmo tomando medicamentos.
Há oito anos ele teve uma primeira crise de trombose. À época ele se tratou em São Paulo e recuperou a saúde. Agora, nesta crise, o agricultor estava no interior de Mato Grosso e o único recurso era vir para Cuiabá. Contou que não esperava encontrar essa situação, de ter que passar mais de uma semana vivendo em uma poltrona. Disse que é a primeira vez que passa por uma situação difícil como esta.
Capacidade de atendimento esgotada
O superintendente do Pronto Socorro de Cuiabá, Dr. Huark Douglas Correia conversou há pouco com a reportagem do site da TVCA. Ele disse que o paciente ficou na poltrona por causa da falta de quartos e leitos ho Pronto Socorro. "Trabalhamos sempre com a nossa capacidade esgotada, devido ao grande fluxo de pacientes. Não tinha um lugar para acomodá-lo e nesse caso ele ficou na poltrona", disse.
O superintendente explicou que o senhor Natal chegou em uma situação muito grave e além da medicação, também necessitava de vários exames para ser encaminhado para o tratamento. O resultado de uma angioplastia só ficou pronto hoje. Outro complicador é a falta de vagas no sitema em Cuiabá. O paciente deve ser transferido para o Hospital Geral, onde vai fazer a cirurgia, mas a vaga ainda não está totalmente confirmada. A situação só será definida nas próximas horas.
O setor administrativo do Pronto Socorro de Cuiabá também foi contactado pelo site da TVCA. A administração afirmou que o paciente está bem, foi colocado em uma maca e levado para um quarto.
Comentários