Prefeito de Aparecida suspende bailes populares na Quaresma
O prefeito de Aparecida, José Luiz Rodrigues (DEM, ex-PFL), conhecido como Zé Louquinho, suspendeu, durante a Quaresma, os bailes populares que são realizados na Praça Benedito Meirelles, no centro da cidade localiza a 167 km de São Paulo. A medida provoca discussão, já que os comerciantes que trabalham no local dizem que estão tendo prejuízo.
“É uma questão de respeito. Aqui é uma cidade religiosa. 40 dias eu acho que não custa nada“, afirma José Luís Rodrigues. Na cidade, a decisão do prefeito divide opiniões. Os comerciantes da praça não gostaram nada da decisão e dizem que, desde que a quaresma começou, tiveram redução significativa nas vendas. “Quando tinha show, a praça ficava cheia e a gente vendia bastante. Agora a gente não vende nada”, lamenta Benê Marques, comerciante.
Na praça, os shows estão cancelados, mas em outros pontos da cidade, a festa continua. Em um clube, o salão fica agitado todo domingo, com os bailes funks. Mas, em Aparecida, o público já é menor no período da Quaresma. “O pessoal que freqüenta os bailes trabalha no comércio de Aparecida. Nessa época de quaresma, o comércio cai bastante e eles não ganham no dia-a-dia, então eles não tem dinheiro para vir ao baile”, explica Mauricio Gouveia, gerente do clube.
Essa não é a primeira vez que o prefeito toma uma decisão inusitada no período da quaresma. Em 2002, ele proibiu o uso de bermudas e mini-saias na cidade. Três anos mais tarde, tentou emplacar uma lei que obrigava os padres a só sair na rua de batina. Os dois projetos foram considerados inconstitucionais.
Agora, como não se trata de um projeto, a determinação será cumprida. E, para o prefeito, não custa nada esperar pouco mais de um mês para voltar a fazer festa em praça pública. “É até bom, pois depois a gente volta com pique total. As bandas vão ensaiando e treinando e voltam na Festa de São Benedito”, completa o prefeito. A Festa de São Benedito é tradicional na cidade. Começa sempre no domingo de Páscoa, que neste ano, cai no dia 23 de março.
Comentários