Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 19 de Fevereiro de 2008 às 20:59

    Imprimir


Três fenômenos celestes serão visíveis na noite desta quarta-feira em Mato Grosso. Um deles é um eclipse lunar total, previsto para começar às 20h35, tendo seu momento máximo às 23h26. Os outros dois fenômenos visíveis serão a ocultação de uma estrela e o início da máxima aproximação do planeta Saturno.

O astrônomo amador Eduardo Baldaci explica que, no auge do eclipse, a única parte visível da lua vai apresentar uma coloração avermelhada. "Poucos raios solares alcançam a lua, por isso o tom alaranjado", diz Baldaci. Depois desse, só será possível acompanhar outro eclipse no Brasil em agosto deste ano.

Baldaci alerta que um eclipse lunar total igual a este, visível em toda a sua duração, só poderá ser visto novamente em Cuiabá em 28 de setembro de 2015. Outros eclipses penumbrais e parciais lunares serão visíveis nas seguintes datas: 07 de Julho de 2009, 06 de agosto de 2009, 26 de Junho de 2010 e 21 de dezembro de 2010.

"A América do Sul terá uma visão privilegiada, divido à posição geográfica e também ao fato de ser lua cheia, que é a fase na qual o satélite da Terra recebe mais intensamente a luz solar", explica o professor e físico do Observatório Nacional (ON/MCT), Marcomede Rangel. Ele diz que a importância do fenômeno está no fato de comprovar a mecânica celeste, ramo da astronomia que estuda os movimentos dos corpos celestes.

Telescópio na praça

Para observar o eclipse de quarta-feira não é preciso nenhum instrumento astronômico. Baldaci diz que, ao contrário, o eclipse lunar é melhor observado a olho nu. No entanto, os outros dois acontecimentos da noite exigem o uso de telescópios. Para permitir que o público acompanhe os fenômenos, a Sociedade para o Progresso da Astronomia, Cidadania e Educação (Space) vai instalar um telescópio na Praça das Bandeiras, na avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA).

Estrela oculta

Às 20h45, horário de Mato Grosso, a ocultação da estrela Regulus estará terminando e sendo visível em Cuiabá. Ela é a 21ª estrela mais brilhante do universo, três vezes e meia maior que o sol. A lua vai bloquear o astro. "Quase todas as noites temos ocultações de estrelas, mas pequenas, não de primeira grandeza como a Regulus", diz o astrônomo.

Baldaci esclarece que o fenômeno é importante para a astronomia porque ajuda os cientistas a verificar alguma anomalia no movimento que a lua faz ao redor da Terra.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/186264/visualizar/