Defesa Civil alerta para chuva forte em MT
A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de chuva forte às defesas civis dos Estados de Minas Gerais, Maranhão, Rondônia, Amazonas, Tocantins, Mato Grosso e Pará.
Neste dia 19, a presença de uma frente fria no litoral do Sudeste organiza áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva em grande parte de Minas Gerais. Persiste o alerta de que, em alguns momentos, as pancadas de chuva podem ser de forte intensidade e acompanhadas de descargas elétricas e de rajadas e rajadas de vento de 40 a 60 km/h no Triângulo Mineiro, sul, Zona da Mata, centro e oeste do Estado. Não se descarta a ocorrência de granizo localizado. Na quarta-feira (20/02), o alerta de temporais é valido para o centro-norte de Minas Gerais.
No Maranhão, áreas de instabilidade tropicais permanecem sobre o Estado, mantendo as condições de pancadas de chuva no centro-sul do Estado. Persiste o alerta de que, em alguns momentos, estas pancadas de chuva podem ser de forte intensidade e acompanhadas de descargas elétricas.
Entre os dias 19 e 20, áreas de instabilidade tropicais permanecem sobre o Norte e Centro-Oeste do Brasil, mantendo as condições de pancadas de chuva em Rondônia, Amazonas, Tocantins, Pará e Mato Grosso. Persiste o alerta de que, em alguns momentos, estas pancadas de chuva podem ser de forte intensidade e acompanhadas de descargas elétricas. No Tocantins e Mato Grosso, há risco de rajadas de vento (40 a 50 km/h), especialmente no centro-norte mato-grossense.
A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda orientar a população para evitar áreas de alagamentos e para o risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Além disso, evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.
Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e também incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais. O alerta preventivo emitido para o Estado do Maranhão foi baseado em informações do Centro Nacional de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec). Os demais alertas preventivos são baseados em informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Cptec.
Comentários