Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 19 de Fevereiro de 2008 às 10:09
Por: Daniele Danchura

    Imprimir


Com a inauguração da Central de Licitações de Mato Grosso, o Estado também deu mais um passo a frente de outros estados na questão da transparência: a transmissão em tempo real, pela Internet das sessões de pregão, com imagem e áudio. A informação foi dada pelo secretário de Estado de Administração, Geraldo de Vitto na manhã de ontem, durante o evento.

O governador Blairo Maggi afirmou que a transmissão dos pregões pela internet é mais uma garantia para que o povo de Mato Grosso possa acompanhar “com muita transparência, em tempo real, tudo o que está acontecendo nas compras que o estado faz, desde papel higiênico, papel pra escola, combustível, veículos, tudo é comprado através destes pregões presenciais aqui na SAD. A partir de hoje, quem tem internet pode escutar e ver de casa, de seu escritório, acompanhar, e isso que nós desejamos, que o Estado compre sempre o melhor pelo menor preço, e que também aqueles que vendam possam e devem entregar o que realmente venderam”.

“O Estado quer agilidade e transparência. Eu quero comprar mais com menos recursos. E estes recursos devem ser aplicados até o final do ano. O Estado não precisa ter dinheiro sobrando no seu caixa, o que ele precisa é ter lucros sociais, ou seja, atendimento ao público, então tendo dinheiro para comprar e comprar mais, é o que interessa ao Estado de Mato Grosso”, completou o governador.

De acordo com o secretário De Vitto, a inauguração da Central de Licitações é o cumprimento de mais uma determinação do governador Blairo Maggi de cada vez mais enaltecer a transparência das aquisições públicas, “a transparência na forma de fazer aquisição, de fazer as compras do estado, de aplicação do dinheiro público que é o mais importante. Cabe a nós, enquanto gestores públicos, zelar pela boa aplicação do dinheiro público, e quando você dá mecanismos para a sociedade fiscalizar esse dinheiro que é dela, você mostra transparência, você mostra resultado, isso gera economicidade, gera tranqüilidade para a sociedade, de que o dinheiro está sendo bem aplicado”.

Para o representante da empresa Klyma by Split Móveis e Eletrodomésticos Ltda., Carlos Cezar Assis, o processo que já era transparente, com a transmissão em tempo real pela Internet, ficou ainda melhor. “Ficou mais transparente ainda, por que dentro da nossa empresa hoje conseguimos assistir todos os lances, a ata vai ficar muito mais rápido pra nós. Como fornecedores, ficou bem melhor”, afirma.

Assis também ressaltou o fato de que atualmente o Governo de Mato Grosso pode ser considerada a “galinha dos ovos de ouro”. “Um dos melhores pagadores atualmente é o estado de Mato Grosso. Pra nós ficou muito bom. A lisura hoje vai ficar transparente, como uma água cristalina.Se ele economizou no passado, hoje, com essa transparência, vai ficar bem melhor e para nós fornecedores vai ficar excelente”.

AMPLIAÇÃO – Com a inauguração da Central de Licitações, o poder de compra do Estado aumenta a partir do momento que o número de salas para realização das sessões de pregão foi ampliado de quatro para oito.

“Nós fizemos uma ampliação no número de salas que nós tínhamos exatamente devido a implantação dos núcleos sistêmicos que agora determinam mais ainda que todas as aquisições sejam feitas aqui no prédio da Secretaria de Administração e isso é bom para os fornecedores também, por que, afinal de contas, todo mundo sabe que o único local que tem compras no estado é aqui. Fica mais fácil o acesso. Isso é que nós queremos: a competição, comprar mais por menos de forma transparente para obter o maior número de fornecedores”, ressaltou De Vitto.

ECONOMIA - Somente em 2007, o Governo do Estado economizou aproximadamente R$ 160 milhões com a realização de 564 pregões específicos e registros de preços, sendo que das 1.211 empresas vencedoras dos processos licitatórios, 826 foram de Mato Grosso, o que representa 68% do total. As outras 385 empresas são de fora do estado.





Fonte: SAD-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/186344/visualizar/