Ministério da Saúde confirma segundo caso de febre amarela em MT
A indígena, da etnia Munduruku, localizada em Juara, deu entrada no Hospital Santo Antônio, em Sinop com icterícia (pele amarelada), febre e falência hepática avançada. Após a morte da paciente, uma equipe médica da unidade hospitalar relatou o caso até a Secretaria Estadual de Saúde, por meio de um ofício expedido no último dia 11 de janeiro.
A equipe composta por técnicos do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde, da Fundação Nacional do Índio (Funasa) e do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) permanecem na cidade. Segundo informações da Diretora do Escritório Regional de Saúde em Juara, Silvia Cremonez Sirena, a comitiva deverá fazer vários bloqueios vacinais na região."Nós iremos fazer vários bloqueios vacinais na área indígena para que outros casos não aconteçam", disse.
O site da TV Centro América entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Saúde. A assessoria disse que irá se manifestar amanhã sobre o segundo caso confirmado da doença em Mato Grosso. O órgão ressaltou que a cobertura vacinal no Estado será reforçada e todas as medidas preventivas estão sendo realizadas.
Além do caso da índia, outros dois casos de Febre Amarela em Mato Grosso já foram notificados este ano. Nos dois casos as vítimas morreram. Um foi no município de Novo São Joaquim, já confirmado, e outro em São José dos Quatro Marcos, que ainda está em investigação.
Comentários