Varejo brasileiro tem melhor ano desde 2001, diz IBGE
As vendas do comércio varejista brasileiro tiveram no ano passado a maior expansão desde 2001, confirmando a força da demanda interna que vem sendo o motor do crescimento do País.
O estímulo às compras veio do aumento do emprego e da renda do trabalhador, além da maior oferta de crédito e da estabilidade da economia, que gera confiança, segundo analistas.
O volume de vendas subiu 9,6% em relação a 2006, a melhor leitura desde o início da série histórica, em 2001, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta segunda-feira. Em dezembro, as vendas ficaram estáveis na comparação com novembro e saltaram 9% frente a dezembro de 2006.
Em 2007, as vendas de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo avançaram 6,4%, respondendo por um terço do crescimento do comércio no período.
"Este desempenho refletiu as melhoras da renda e do emprego e a expansão do crédito", apontou o IBGE em nota.
O setor de móveis e eletrodomésticos teve o segundo principal impacto no resultado de 2007, com alta das vendas de 15,4%.
Os setores de tecidos, vestuário e calçados e de livros, jornais, revistas e papelaria também tiveram o melhor desempenho da série histórica, com expansão de 10,7% e 7,1%, respectivamente.
No ano, as regiões com maiores taxas de crescimento nas vendas foram Alagoas, Maranhão, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Mato Grosso.
Receita cresce
O IBGE acrescentou que a receita nominal do comércio aumentou 14,1% em 2007 sobre o ano anterior.
Na comparação entre dezembro e novembro do ano passado, a receita cresceu 0,4%. Frente a dezembro de 2006, a alta foi de 13,1%.
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