Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 18 de Fevereiro de 2008 às 07:53

    Imprimir


A articulação para tentar reverter o Decreto 6321, de dezembro de 2007, do Ministério do Meio Ambiente que relaciona 36 municípios da Amazônia Legal, 19 deles em Mato Grosso, como responsáveis pelo aumento do desmatamento na região, chega ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), participa de um debate sobre o assunto nesta segunda-feira (18), na sala de reuniões do gabinete do ministro do MDA, Guilherme Cassel, às 15 horas, horário de Mato Grosso.

Além de produtores rurais, e técnicos da área ambiental e jurídica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), participam os prefeitos dos municípios de Juína, Juara, Querência e Alta Floresta, cidades que estão na lista do decreto. A Famato está convocando os prefeitos para que eles relatem as conseqüências sócio-econômicas para a população que vive na região. Também vão estar presentes no debate representantes dos ministérios da Justiça, Meio Ambiente, Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ibama, Incra.

O debate com os ministérios e órgãos do governo federal envolvidos com a questão ambiental, fundiária e agrária é um dos desdobramentos concretos do processo desencadeado pelo presidente da Famato, Rui Prado, em Brasília, na reunião com a Bancada Federal de Mato Grosso. Os líderes ruralistas do estado solicitaram, no início desta semana, aos parlamentares no Congresso Nacional ações concretas na Câmara Federal e no Senado para alterar as determinações do ministério inseridas no decreto como a proibição total dos desmatamentos, inclusive os autorizados. Na avaliação do presidente da Famato, a reunião foi produtiva e agora o setor aguarda como resultado deste encontro a convocação do Senado para uma audiência pública com o ministério do Meio Ambiente. A data ainda não foi agendada. Com informações da assessoria de imprensa da Famato.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/186501/visualizar/