Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Domingo - 17 de Fevereiro de 2008 às 14:37

    Imprimir


Os brasileiros das principais metrópoles do país ganharam quase uma hora semanal nos últimos quatro anos para se dedicarem ao lazer, ao cuidado da casa e dos filhos ou ao estudo, entre outras atividades, informa o repórter Pedro Soares, na edição da Folha de S.Paulo deste domingo.

Segundo a reportagem, o número total de horas trabalhadas semanais está em declínio: passou de 41,3 horas, em 2003, para 40,4 horas semanais, na média, de 2007. A diferença (0,9 hora) corresponde a uma redução de 54 minutos.

Em 2006, a jornada média era de 40,5 horas por semana, segundo dados da Pesquisa Mensal de Emprego, do IBGE, obtidos pela Folha. De 2006 para 2007, a queda sofreu uma freada e representou apenas seis minutos.

A Constituição permite a livre negociação da jornada de trabalho, com limite máximo semanal de 44 horas. No fim do ano passado, centrais sindicais se reuniram com o presidente Lula para reivindicar redução da jornada para 40 horas semanais, sem redução do salário.

Além disso, as centrais também combatem a prática das horas extras de forma abusiva e o banco de horas. No entendimento das centrais, a prática do banco de horas contribui para a desregulamentação do mercado de trabalho.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/186555/visualizar/