Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Sábado - 16 de Fevereiro de 2008 às 11:34
Por: Gustavo Villas Boas

    Imprimir


Um anônimo que, por meio de uma câmera, tem sua vida transmitida para o mundo. A fórmula, que deu certo nos reality shows, é sucesso também na internet.

E o Yahoo! embarcou nela na semana passada. O Y!Live coloca qualquer pessoa, com webcam e uma conta do portal, ao vivo na internet.

É tudo rápido --caso não haja um problema no caminho. Depois de cadastrado, o internauta tem que criar um canal. O nome do canal vai ser também usado no endereço eletrônico dele, portanto é indicado ter cuidado.

Depois, clique em "Go Live" --que fica no canto esquerdo inferior da página do canal. É preciso autorizar o sistema a acessar a câmera e o microfone.

Para isso, marque a caixinha "Allow" (permitir); as opções aparecem em uma janela que se abre quando o internauta tenta ir ao ar.

Caso você tenha deixado passar essa janelinha, pressione o botão direito do mouse sobre a tela do seu canal e escolha "Settings", que as opções aparecem. É possível transmitir vídeo com som também.

Durante os testes da Folha, que conseguiu iniciar a transmissão sem problemas, alguns usuários do site, em bate-papo, diziam não conseguir conectar a câmera.

Os internautas têm a opção de levar seu canal --ou de outra pessoa-- a um blog, por exemplo, por meio de um código que fica logo abaixo do da telinha do vídeo.

Clique em Embed Video, copie o conteúdo da janela que abre e cole na área para códigos HTML de sua página, como se fosse um vídeo do YouTube.

Nos testes, assim como na transmissão do canal no próprio Yahoo!, os vídeos ao vivo estavam com um atraso um pouco maior do que o que acontece em sites semelhantes ou em mensageiros instantâneos.

Interação

Quem não quiser aparecer, ou não tiver uma webcam, pode assistir aos canais, que são públicos --e interagir com a celebridade e com o resto da audiência por meio de um bate-papo comum.

Também dá para aparecer, ou escolher quem aparece, nos canais alheios. Quem tem uma webcam conectada fica com o nome na cor verde na lista de participantes. É só arrastar o nome de alguém nessa condição a um dos quatro espaços para vídeos que ficam embaixo das conversas.

Por enquanto, são poucas as opções de canais, e a audiência não é muito grande --mais de 30 pessoas já podem levar você ao topo do Ibope virtual. O idioma inglês domina as conversas.





Fonte: Folha de S.Paulo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/186667/visualizar/